Bilhete Aéreo Internacional - Regras e Informações adicionais

Se você leu os tópicos anteriores provavelmente não tem dúvidas quanto ao que fazer até a compra de seu bilhete aéreo, porém informações extraordinárias são sempre úteis para evitar possíveis futuras situações complicadas.Para tal você precisa saber de seus direitos e deveres. Alguns itens serão acompanhados de exemplos práticos para o melhor
entendimento.

Deveres do passageiro:

-Pagar a passagem,

-Chegar com antecedência ao despacho de embarque,
Exp.:
O prazo sugerido para a apresentação no check-in é de no mínimo duas horas de antecedência à partida da aeronave, lembrando que a empresa chama a lista de espera 30 minutos antes da decolagem. Caso vc não tenha se apresentado em tempo hábil vc perde o direito a sua reserva. E aqui entra um agravante da situação , se perda da reseva for do primeiro trecho (trecho de ida ) automaticamente seu retorno e/ou trecho
sequencial serão cancelados.

-Obedecer às normas de segurança de embarque /desembarque e dentro da
aeronave, Exp.:
Idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou em cadeira de rodas, mulheres grávidas, familias com crianças e deportados ,têm prioridade de embarque , não se enquadradando em alguma das situações acima deverá aguardar a sua vez. Objetos com pontas, armas de fogo/munição,armas brancas(facas , canivetes), sprays , acima de 1 litro de líquido em geral não são permitidos em bagagem de mão.Não usar o toalete em pousos, decolagens ou
turbulência.Não molestar os passageiros ou tripulação.Não usar celulares, rádios ,MP3,notebooks até a liberação pelos comissários.Respeitar as informações fornecidas pela tripulação sem interromper ou criticar , elas poderão salvar sua vida.

-Ter em ordem a documentação( passaporte ,vacina e visto se necessários),

Como notaram os deveres básicos são poucos e faceis de cumprir.

Direitos do passageiro:

-Ter o seu contrato de viagem (passagem) cumprido,
Ou seja , a empresa aérea deverá transportar o passageiro até o seu destino final.
-Direito a reembolso, O passageiro tem direito ao reembolso do valor já pago do bilhete se o transportador vier a cancelar a viagem, bem como no caso de atraso da partida por mais de quatro horas o transportador providenciará o embarque do passageiro, em vôo que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, se houver, ou restituirá de imediato, se o passageiro preferir, o valor do bilhete de passagem. Todas as despesas decorrentes da interrupção ou atraso da viagem, inclusive transporte de qualquer espécie, alimentação, hospedagem e comunicações(telefonemas e fax) correrão por conta do transportador
contratual, sem prejuízo da responsabilidade civil.

-Ter sua bagagem despachada entregue no destino final, o transportador é obrigado a entregar ao passageiro a nota individual ou coletiva de bagagem, em duas vias, com indicação do lugar e data de emissão, pontos de partida e destino, número do bilhete de passagem, quantidade, peso e valor declarado dos volumes. A execução desse transporte inicia-se com a entrega ao passageiro da respectiva nota de bagagem e termina com o recebimento da bagagem. O recebimento da bagagem, sem protesto, faz presumir o seu bom estado. Para os vôos internacionais rege a convenção de Varsóvia que a transportadora deverá pagar 20,00 U$D por kilo declarado em caso de extravio.

-Em desistir da viagem, a passagem aérea tem validade de 1 ano apartir da data de emissão
(compra), porém o reembolso será concedido se:o cancelamento de reserva for feito em até 24 horas antes da utilização do primeiro trecho. A base tarifária permitir o reembolso,período da viagem( alta ou baixa estação)Este direito a reembolso deverá ser consultado junto à transportadora pelo passageiro antes de comprar o bilhete.Lembrando que poderá haver cobrança de uma taxa , variável empresa para empresa.


-Em ter acesso às condições gerais para viagens aéreas internacionais.

-Em ter seu bilhete endossado para outra companhia aérea em caso de overbooking ou atraso superior a 4 horas( por motivos técnicos).

-Em solicitar cadeira de rodas para o acesso à aeronave

-Em solicitar alimentação especial.

Talvez seja mais dificil guardar os direitos que são muitos, porém se vc tiver em mãos as condições gerais fornecida pela empresa aérea ,fica mais fácil consultar em caso de dúvidas.

Importante saber:

Surface ou ARNK(arrival unknown):
Você pode comprar uma passagem aérea chegando em uma cidade e partindo de outra.Como no exemplo abaixo São Paulo / Paris ARNK Londres /São Paulo, o trecho entre Paris e Londres será terrestre.Só é considerado trecho surface se vc comprar os
trechos voando pela mesma transportadora ou aliada.Esse tipo de bilhete deverá ser adquirido em agências de viagens ou Companhias aéreas, ainda não está disponível para compras diretas pela internet.Os preços não são muito diferentes de uma ida e volta pelo mesmo destino.Pode variar na taxa de embarque(aeroporto) , ou dependendo da época.Em todo caso não deixe de fazer um apanhado de preços antes de efetuar a compra.

Escala e conexão:
Os dois termos são motivo de confusão para muita gente porém há uma diferença básica : em uma escala o passageiro que segue a viagem não desce da aeronave , em uma conexão deverá descer , passar pelo controle de passaportes e pegar outro vôo.

Passagem de ida:
Somente para os países vizinhos talvez compense comprar só ida. Em se tratando de vôo intercontinental a passagem de ida deverá compensar a volta supostamente vazia, portanto em muitos casos chega a ser quase o dobro de uma ida e volta.Entra também a questão de permissão de entrada no país estrangeiro, de alguma forma o valor da passagem só
de ida inibe a entrada de pessoas ilegais no país de destino, porém a realidade não é bem esta, o fator mais importante é o econômico.

Passagens a baixo custo:
Como disse em mensagem anterior , muito cuidado com passagens a preços muito inferiores aos praticados no mercado. Comece a desconfiar se ao comparar preços numa mesma data um vôo estiver com uma tarifa pela metade das outras, não compre antes de verificar o tipo do vôo, a companhia aérea e a empresa que está te vendendo.

Bagagem aérea internacional
Existem duas formas de analisar a bagagem internacional e dependem totalmente da Companhia Aérea. No Brasil aplica-se o conceito por volume em quase 100% das empresas aéreas Vamos a eles!

Conceitos de bagagem para a classe econômica

Conceito de peso
Que define qtos kilos vc pode despachar.Esse conceito pode variar de acordo com a cia aérea para vôos domésticos,portanto fique atento ao comprar seu bilhete separadamente no trecho nacional por empresas aéreas de baixo valor tarifário.


Conceito de volume ou peça PC ( Piece concept)
Que define quantas peças vc pode despachar. Normalmente este é o código de bagagem para passagens emitidas no Brasil , saindo do Brasil quer dizer que vc tem direito a 2 malas com a franquia de 32 kg cada,porém alguns retornos da Europa o conceito PC continua de 2 malas mas a franquia cai para 23 kgs cada.

Tamanho da bagagem

Independente do conceito a média do tamanho da bagagem permitida é de 158cm no total de altura, largura e espessura.

Bagagem de mão classe econômica:
1 cujo tamanho não exceda a 115cm (55cm40cm20cm) entre 6kg no Brasil e pode até chegar a 12kg na Europa. Também variável de acordo com a cia aérea.São aceitos como excessões na bagagem de mão, 1 casaco, 1 notebook, 1 bolsa de mulher, guarda chuva ,
bengala por pessoa

Excesso de peso:
Será cobrada ,uma porcentagem X (variável pela transportadora) da tarifa cheia em classe econômica por quilo excedente.

O excesso de volumes também é cobrado , variável de companhia para companhia.

Para classe executiva e/ou primeira classe varia a franquia de bagagem de acordo com a companhia aérea, porém o conceito de bagagem não muda.

Bagagens especiais:

Artigos desportivos , instrumentos musicais são permitidos sem cobrança de excesso desde que não ultrapassem ao numero de volumes e nem de peso, para essas bagagens há tarifa especial aplicável de acordo com a cia aérea.

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