Dicas para uma viagem responsável

Antes de Viajar

- Planeje um roteiro, evitando sempre que possível meios de transportes que são emissores de carbono. Dê preferência aos deslocamentos que possam ser feitos a pé, de bike ou outro meio ecologicamente correto. Podemos ajudar nesta prática procurando saber por exemplo onde fica sua hospedagem, se ela fica perto dos lugares que você quer conhecer, evitando o uso de taxis, onibus etc. Importante saber também se o Hotel, Albergue, Hostel tem uma política de ambiental ativa. ( como por exemplo separação para reciclagem de lixo)

- Nos destinos, procure saber se a agencia que você ira contratar tem um histórico positivo comprovado de organização de tours responsáveis, como por exemplo coleta de lixo em sacos de papel ou no mínimo que sigam regras estipuladas pelos governos locais referentes as restrições a locais de preservação ( por mais que o cliente ofereça pagar para ter acesso a estas áreas ), pois nas "leis do capitalismo" até o proibido torna-se possível.

- Leve o mínimo de bagagem consumível possível, sobretudo se visitar países que tem limitações quanto ao armazenamento e reciclagem de lixo.

-Use sempre produtos ecologicamente corretos como por exemplo sabonetes biodegradáveis e roupas feitas a partir de fontes renováveis ou recicláveis.

-Familiarize-se com as culturas, costumes e códigos locais, e, na medida do possível aprenda algumas palavras do idioma local, desta maneira saberá por exemplo que "basura" não é uma doença do baço.



Enquanto Viajar

- Se possível, siga seu planejamento, alugue uma bicicleta, ande a pé e no caso inevitável de preferência a transportes coletivos.

- A água é um bem precioso em muitos países. Use-a com moderação. Tratar sua própria água evita de ter que comprá-la engarrafada, o que ajuda a diminuir o lixo. Porém trate a questão com equilíbrio, pois a venda de bebidas pode contribuir com a economia local. Lembre-se de usar produtos ecologicamente corretos quando forem lavar algo próximo a córregos, rios, lagos ou qualquer outra fonte de agua natural, pois além de todos os desastres que podemos causar, as pessoas que vivem nestas regiões podem recorrer à mesma água para beber.

- Procure comprar produtos locais ou nacionais em vez dos importados. Contrate sempre que possível agencias que usem guias nativos ( em muitos lugares há guias Freela de outros países passando temporadas ), pois além de ter um contato maior com a cultura local você também estará contribuindo para a economia destes lugares.

-Jamais compre lembranças que utilizem em sua fabricação materiais vindos de espécies ameaçadas ou não da fauna ou flora.

-Evite perturbar a vida selvagem, prejudicar habitats ou interferir no comportamento natural ou ainda alimentar animais selvagens.

-Deixe conchas, plantas e artefatos antigos ( naturais ou não ) exatamente aonde você os encontrou.

-Embora seja uma prática saudável pechinchar, e isto seja quase uma regra mochileira, seja justo ao pagar, não se aproveitando da pobreza alheia, da possível miséria local ou de situações vantajosas unilaterais.

-Respeite as culturas, tradições e sítios religiosos e arqueológicos observando os costumes e até os códigos de se vestir. Na duvida oriente-se com alguém do local ( se possível na fase de planejamento), em sites, guias etc. em vez de supor que sabe tudo.

-Sempre peça permissão ao fotografar pessoas, principalmente habitantes locais. Agradeça com palavras boas ou um sorriso.

- Não de esmolas. Encorajar a mendicância não ajuda em nada no crescimento econômico do local. Se quiser fazer um bem, comece pelo seu próprio país ou faça um trabalho voluntário.

- Leve sempre seu lixo, mas pense também em recolher o lixo eventualmente deixado por outros. Se informe em como se engajar nas equipes de limpeza de trilhas.


Ao Voltar

- Cumpra suas promessas de enviar fotos ou lembranças aos amigos ou habitantes locais que fez ou conheceu durante sua trip.

- Na medida do possível, indique agencias locais ou apoie instituições que estejam preocupadas com a solução de problemas ambientais ou sociais nos lugares por onde você andou.

-Relate sua viagem, ajude com seus conhecimentos adquiridos à aqueles que ainda não foram para os mesmos destinos que você foi. Discuta com quem já foi qual sua visão do local e incentive sempre à pratica de viagens responsáveis e ecologicamente corretas.

- Tenha a consciência que aquilo que você viu, fotografou e viveu também é seu patrimônio e será herdado pelos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?