Viajando fora do Brasil. O que preciso?

DOCUMENTAÇÃO/IDENTIFICAÇÃO

O passaporte é o requisito básico para o viajante sair do país, pois identifica sua nacionalidade e assegura reconhecimento legal em qualquer lugar do mundo.
Se você já tem seu passaporte, verifique a validade, pois alguns países como Cuba ou Reino Unido só concedem a entrada no país, se faltar mais de 6 meses para expirar o passaporte.

Caso este não seja o seu caso, requisite o seu passaporte preenchendo o formulário no site da Polícia Federal ( HTTP://www.dpf.gov.br/servicos/passapor ... passaporte) e pagar uma taxa de R$ 156,00 reais. Sua entrevista será agendada, e no dia leve todos os documentos exigidos. O passaporte fica pronto, em média, depois de 6 dias úteis e tem validade de 05 anos.

Vale lembrar que alguns países da América do Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai não exigem passaporte dos brasileiros, basta apresentar RG atualizado com expedição inferior á 10 anos.


Documentação na viagem


1 - Tirar cópias coloridas do passaporte (página com foto, página com visto e páginas com carimbos), passagens aéreas, passagens de trem, apólice do seguro de saúde, cartões de crédito, cartões VTM e carteira de motorista;

2 - Colocar todas essas cópias em um servidor online, como uma conta de email ou compartilhado de arquivos;

3- Imprimir todos os comprovantes de reserva de veículo, hospedagem, passeios e excursões;

4- Reunir em uma pasta todos os documentos mencionados acima e adicionar também os roteiros de viagem e os comprovantes de depósito nos cartões VTM;

5- Garantia extra: faça uma cópia da página da foto do passaporte e imprima no tamanho de um cartão, plastifique e carregue-a na carteira


VISTO

Ou autorização de entrada no país é outro fator importante. Os vistos mais comuns concedidos pelo mundo são:


1) Transito: que permite que o passageiro transite em determinado país entre a origem e o destino

2) Turismo: quando o objetivo da viagem é o lazer

3) Negócios: para quem for trabalhar no exterior

4) Estudante: para quem for estudar fora.


Alemanha, Espanha e a maioria dos países europeus dispensam visto para turistas, fixando no período de no máximo 3 meses de permanência no país. Porém Estados Unidos, Austrália e Canadá é obrigatório ter visto. Acesse a lista completa de restrições no endereço: http://www.portalconsular.mre.gov/antes ... s.doc/view

Para conseguir o visto para os EUA, acesse o site: http://www.visto-eua.com.br/agendamento ... cale=pt_BR , e faça o agendamento da entrevista mediante o pagamento de R$ 38,00 é possível visualizar os locais e data das entrevistas : recife,Rio de Janeiro,São Paulo e Brasília. A taxa para conseguir o visto é de $ 140 dólares.


Países que precisam de visto: Austrália,Canadá,China,Estados Unidos, França,Japão

Dispensa de visto por 90 dias: áfrica do Sul, Alemanha, Chile,Espanha,Grã-Bretanha,Itália,Nova Zelândia, Portugal , Vaticano.

Caso o país que você procure não estiver listado acima, por favor verificar lista completa no site da Policia Federal.

ATENÇÃO

Dicas importantes para não ser deportado e facilitar a aquisição do visto são: ter em mãos vouchers de hotel, dinheiro vivo( uma média de 60 euros por dia, no caso de países europeus), passagem de volta e cartão de crédito internacional. Tudo para comprovar a capacidade financeira de manter no país de destino e a intenção de deixá-lo um dia.


SEGURO-SAÚDE

É necessário contratar um seguro-saúde. Em alguns países da Europa que fazem o tratado de schegen ( Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, frança, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, países baixos, Portugal e Suécia ) exigem uma apólice com cobertura mínima de 30 mim euros para permitir a entrada no país.

Se você tem dúvidas de qual seguro saúde contratar, entre no site : http://www.seguroviagem.srv.br/index.html , e faça a comparação entre as principais empresas.


PASSAGEM AÉREA E ACOMODAÇÃO

Se você prefere organizar a sua viagem é melhor comprar a passagem aérea com um mínimo de antecedência. se o lance for economizar, vale pesquisar valores nas companhias Low cost, que eliminam todos os custos possíveis para oferecer tarifas mais baixas. Alguns sites conseguem rastrear bilhetes em conta como o Skyscanner ( http://www.skyscanner.com.br/) , e o Opodo ( http://www.opodo.com/ ) Se voce estiver na europa e quiser viajar entre os países pode buscar bilhetes nos endereços: Fly cheapo ( http://www.flycheapo.com/) e attitude Travel ( http://www.attitudetravel.com/ ).

Para as reservas de hotel, se privacidade e comodidade não estiverem entre susas prioridades, considere se hospedar em hostel e pensões bed&breakfast, procure no Hostelworld : http://www.hostelword.com/
Se optar por ficar em hotéis : http://www.expedia.com/


O QUE FAZER NA SEMANA DO EMBARQUE:


Ligue para os cartões de crédito e diga que eles poderão ser usados no exterior durante o período de sua viagem;
Ligue para a operadora celular e desbloqueie o roaming internacional;
Autorizar o débito automático das contas que vencem durante o período de viagem;
Alertar as pessoas mais próximas que você estará viajando durante determinado período e também os contatos profissionais (uma mensagem automática no email profissional também pode ser válido);
Preparar as etiquetas de bagagem com todos os destinos a serem visitados
As dicas acima teve como referência o Blog Rodei: http://www.rodei.com.br/2010/10/15/tudo ... erior/#ler

NÃO ESQUEÇA:

1) Informe-se sobre os costumes, as leis dos países que pretende visitar

2) Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.

3) Verifique a legislação do país quanto aluguéis de carro, celulares e outras necessidades. Se você pretende dirigir no exterior, vá ao DETRAN para solicitar sua carteira Internacional de habilitação.

4) Providencia o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar

5) faça exames médicos e compre todos os remédios necessários. Lembre-se de levar a caixinha do remédio e a receita.

6) Faça uma procuração em nome de um familiar que vai ficar no Brasil, para o caso de você ter algum problema durante a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?