5 Cuidados que todo viajante deve tomar

Confira aqui 5 cuidados que todo viajante deve tomar na hora de planejar a viagem.

Propaganda

Toda propaganda é quase sempre perfeita, oferece férias maravilhosas por um preço atrativo.

O grande problema é que a propaganda geralmente não te fala algumas coisas que você deve saber antes de decidir comprar a viagem.

Fique atento(a) a alguns detalhes importantes e procure respostas para as seguintes perguntas:

O que o preço oferecido inclui realmente?

O que não está incluso, quanto vai me custar?

Este preço é válido para qual(is) data(s)?

Quais as taxas cobradas e que não estão inclusas no preço?

Seguro de Viagem

Um bom seguro ou plano de assistência de viagem pode ser um grande aliado mundo afora, mas se você não souber direito sobre ele, pode estar comprando “gato por lebre”.

Primeiramente, leia com cuidado todas as regras de uso do mesmo e verifique os valores de cobertura.

Eis algumas perguntas para as quais você precisa das respostas:

Como eu devo proceder no caso de precisar do seguro ou do plano durante a viagem?

Como agir se for preciso pedir reembolso do valor pago pelas despesas médicas?

O que o meu seguro ou plano de assistência médica cobre?

Existe alguma taxa que eu preciso pagar a parte?

Milhagem

Muita gente viaja tanto de avião que acumula milhagem suficiente para poder viajar sem pagar pela passagem aérea nas suas férias e ainda pode levar parentes e amigos da mesma forma.

Acontece que para fazer uso das suas milhas acumuladas e não ter aborrecimentos na hora de marcar suas férias, você precisa responder as seguintes perguntas:

Qual o tempo mínimo para eu fazer a reserva das passagens?

Existe a cobrança de alguma taxa extra para o caso de remarcação, cancelamento, etc?

Qual o prazo de validade das milhas?

Quantas milhas eu preciso para fazer upgrade para a classe executiva ou primeira classe (voos internacionais apenas)?

Quais as vantagens que eu tenho por ter um cartão de milhagem desta categoria?

Voucher

O voucher nada mais é que um documento emitido pela empresa prestadora de serviços turísticos, que garante a execução do serviço ou entrega do produto.

Ele é muito comum quando você compra produtos ou serviços em agências de viagem. Em outros casos, a reserva por escrito, o tíquete eletrônico ou a nota fiscal é o seu documento.

O voucher é geralmente emitido após o pagamento do produto / serviço. Seja este uma passagem aérea, um pacote de viagem, uma excursão, etc.

No voucher o serviço comprado deve estar discriminado de forma completa, com todos os detalhes como quantidade, data, valores, etc.

Lembre-se que caso seja preciso entrar com uma ação judicial contra a empresa prestadora de serviços por danos causados, o voucher é uma garantia a mais que você tem e será muito útil.

Categoria de Hotel / Pousada / Flat

No Brasil, há alguns anos atrás existia uma categorização dos hotéis, pousadas, flats e outros meios de hospedagem através de estrelas.

Acontece que hoje em dia esta classificação não tem mais o mesmo valor e caiu em desuso. Alguns hotéis ainda insistem em usar estas placas para chamar a atenção mas não tem valor algum, porque a avaliação periódica não é feita há muitos anos.

Uma boa fonte de referência no Brasil é na minha opinião o Guia 4 Rodas Brasil, que é editado anualmente e que possui credibilidade.

Por via de regra, fotografia destes estabelecimentos é quase sempre perfeita, por isso, duvide sempre e não use apenas este meio como referência, você pode ter uma péssima surpresa ao chegar lá.

No exterior, cada país adota um padrão de classificação. Alguns usam estrelas, outros astericos, outros letras, e por aí vai.

Outra dica é pesquisar na internet opiniões de hóspedes que já ficaram hospedados no estabelecimento. Um bom site para isso é o Trip Advisor.


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