Alugando carro

10 dicas para alugar um carro

1. Verifique se a documentação do veículo está em dia;
2. É melhor optar pelo seguro total, que inclui reembolso para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem franquia. Nem sempre ele está incluso na tarifa básica;
3. Cadastre todos os motoristas que vão dirigir;
4. Faça uma vistoria minuciosa na lataria, no interior e nos acessórios do veículo. Abra o porta-malas e veja se o estepe está em bom estado e se as ferramentas para a troca de pneu estão lá;
5. Exija uma vistoria completa e um recibo atestando suas condições para que não sejam feitas futuras cobranças;
6. Se for percorrer longos trajetos, o plano com quilometragem livre é geralmente mais vantajoso;
você paga a diária mais alta, mas pode rodar quantos quilômetros quiser;
7. Se estiver viajando com crianças, peça cadeirinhas de acordo com a idade;
8. Verifique se há taxa extra para a devolução em uma cidade diferente da que você retirou o veículo;
9. Encha o tanque antes de devolver o carro. Locadoras costumam cobrar mais caro pelo litro de gasolina. E não atrase. A multa é de um terço da diária por hora de atraso;
10. Você é responsável somente pelas infrações que cometer durante a locação. Dê "baixa" no veículo, registrando a hora da devolução.

Aluguel de carro no Brasil

Para alugar um carro, basta contratar uma locadora de automóveis. Algumas agências funcionam 24 horas e podem ser encontradas nos aeroportos nacionais e internacionais. Você precisa ter mais de 21 anos e habilitação há mais de dois anos.

Anote aí:
  • É necessário ter um cartão de crédito com limite superior ao valor da locação;
  • Reserve o carro com antecedência, principalmente no período de férias escolares e feriados prolongados;

Aluguel de carro na América do Sul

Em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai, é necessário ter mais de 21 anos (algumas locadoras exigem idade mínima de 25 anos) e apresentar a habilitação brasileira. Para circular nessas regiões é obrigatório comprar o seguro Carta Verde, que pode ser adquirido no Banco do Brasil (0800-970-0022) ou nas seguradoras. Certifique-se de que a apólice cobre todo o território visitado. No Chile, a CNH expedida no Brasil não é aceita. Antes de viajar, o motorista deverá emitir a carteira internacional ou a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do seu estado.

Anote aí:
  • Algumas operadoras fecham pacotes fly and drive (voo e aluguel de carro), que têm melhor custo benefício;
  • Antes de trafegar pelas ruas da Argentina, não se esqueça de equipar seu porta-malas com cabo de aço para reboque e dois triângulos de sinalização, acessórios obrigatórios pela lei argentina;
  • No inverno, se o carro for cruzar a Cordilheira dos Andes, no Chile, é importante levar correntes para os pneus em caso de nevasca;
  • Para atravessar a fronteira dos países da América do Sul, o documento do carro precisa estar no nome do motorista. Caso contrário, o proprietário (empresa, autolocadora, banco ou financeira) é obrigado a emitir uma autorização para cada consulado, informando em papel timbrado os dados do veículo (placa, modelo, chassi) e do condutor (nome, RG, CPF, endereço). Não se esqueça de reconhecer firma em cartório, exceto para a Argentina, que pede a presença do proprietário ou representante no consulado.

Aluguel de carro na América do Norte

A carteira de motorista brasileira é aceita apenas em alguns estados dos EUA. Por isso, o ideal retirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) antes de viajar. A Permissão é também requerida pelo Canadá. O processo e os cuidados para alugar um carro na América do Norte são semelhantes aos do Brasil, mas procure conhecer a legislação de trânsito do país que será visitado. Nos Estados Unidos, por exemplo, as leis variam para cada região.


Aluguel de carro na Europa

A Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida no Detran do seu estado, não é obrigatória na Europa, exceto na Áustria, Grécia e Itália. A legislação de trânsito permite que o turista apresente a carteira de motorista brasileira, desde que o tempo de viagem não ultrapasse seis meses em Portugal e 90 dias nos demais países.

Fique atento:
  • Redobre a atenção se for dirigir num lugar que segue a mão inglesa, por exemplo, o Reino Unido;
  • Na Itália, a gasolina é uma das mais caras da Europa. Se possível, opte por um carro movido a diesel;
  • Respeite os limites de velocidade de cada país, que variam de 110 km/h em rodovias, 70 km/h nas estradas menores e 50km/h na cidade;


Como emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

  1. Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado e imprima o requerimento em duas vias
    2. Tire uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com validade no período da viagem.
    3. Pague a taxa referente à expedição na rede bancária, que varia de R$191,95 a R$202,95
    4. Finalmente, apresente no guichê do Detran a cópia da CNH, o requerimento com assinatura e o comprovante de pagamento.

    As regras para emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) variam de acordo com o Detran de cada estado. Para mais informações, acesse o site do Denatran.

Roubo ou furto do carro alugado

Em caso de roubo ou furto do carro alugado, procure uma delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência e comunique imediatamente à locadora de veículos.

Acidente com o carro alugado

Em caso de pane elétrica ou defeito mecânico, algumas locadoras substituem o carro sem acréscimo de taxas.

Caso aconteça algum acidente, comunique o fato à agência e apresente o boletim de ocorrência registrado na delegacia de policia em até 48 horas.

Fique atento:
  • Verifique se sua apólice inclui reembolso para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros sem franquia.
Veja mais informações sobre locadoras de automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?