Preparativos pra um Trekking


Antes de começar um Trekking é necessário que você se pergunte: Qual será a duração é a dificuldade?, Os equipamentos necessários?, Eu tenho condições físicas de fazer esse Trekking?. Respondidas essas perguntas o jeito e começar a  caminhar e curtir a paisagem.

Mas se por um lado você não tem nenhuma idéia de como fazer um Trekking, abaixo iremos relacionar alguns equipamentos e normas obrigatórias.  

Mochila -  É importante saber quanto tempo você vai levar para fazer o trekking - Se for uma caminhada por algumas horas leve uma mochila pequena (uma do dia a dia) - Se for pernoitar leve um mochila grande. lembre-se que na sua mochila tem que entrar todos os seus equipamentos. 
Bússola e Mapa - Muito importante para trekking em lugares que você não conhece. Se você não tem ou não sabe manusear uma bússola, tenha no grupo sempre uma ou duas pessoas que possam fazer isso por você. 
Bota - Primeiramente a  Bota deve estar amaciada, depois de comprar uma use ela por varias vezes antes de fazer um trekking - A bota é melhor que o tênis pois pode evitar bolhas nos pés, diminuem os riscos de torcer o tornozelo e outras coisas mais. Em trilhas com muitas pedras use bota com solado aderente
Canivete ou Faca - Se você não levar vai sentir muita falta -  bom para abrir pequenas coisas ou na hora de uma emergência (para fazer curativos). 
Primeiros socorros - Leve o estojo de primeiros socorros com algumas coisas básicas como: gaze, bandagens, sabonete bactericida, esparadrapo impermeável, band-aid. 
Barraca - Uma de dois lugares e recomendada, se o grupo for grande divida sempre de dois em dois (duas pessoas para uma barraca). Prefira barracas com: porta mosquiteiro, suporte para lâmpada, 2 bolsos interiores para guardar objetos e sistema de ventilação frontal com tiras para ventos fortes, piso impermeável e ganchos especiais para armação rápida.
Saco de dormir - Durma com mais conforto, mesmo em camping. Qualquer que seja o clima, os sacos de dormir proporcionarão uma noite bem tranqüila. Procure comprar sacos de dormir que foram feitos para sobreviver às montanhas, à vida selvagem e à lavanderia. Alguns tem enchimento de alta qualidade que permite conservar sua maciez, mesmo com usos e lavagens freqüentes. 
Repelente - Nem tem muito o que se falar e obrigado a levar - caso não leve o "bicho vai pegar" literalmente. 
Fogareiro - Bastante útil para pernoite - leve aqueles com refil de gás. O bom do fogareiro é que sempre vai ter comida quentinha. Não esqueça é claro de levar pequenas panelas.
Cantil - Também é importante, em longas caminhadas e debaixo de sol forte não existe coisa melhor do que se tomar uma água.
Capa de chuva - É importante sempre deixar as suas roupas secas - evita hipotermia em casos de chuva e frio. Leve também capas para a sua mochila, evita molhar as coisas que estão dentro dela.
Boné ou Chapéu - Dependendo do horário o sol pode te castigar muito, além do boné e chapéu leve protetor solar e óculos escuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?