Sobre a America do Sul

A América do Sul é muito bonita e oferece grandes destinos e atrações a seus visitantes.

Se você é mochileiro e pretende conhecer as belezas da parte sul do nosso continente, eis algumas dicas:

Apesar de alguns países da América do Sul permitirem que brasileiros entrem em seus territórios utilizando apenas a carteira de identidade, eu recomendo que você viaje com seu passaporte válido, pois, na grande maioria dos países apenas este documento é aceito, e assim você evita ter que ficar carregando vários documentos.

Por mais bem aceito que seja o nosso Real em alguns países vizinhos, leve sempre dólares americanos em sua viagem. Além de serem aceitos em todo lugar para troca, os mesmos podem ser convertidos em travelers cheques, uma segurança a mais em sua viagem.

Procure um mapa que inclua todas as cidades e países que deseja visitar, assim você pode programar melhor seu roteiro, evitando viagens muito longas e deslocamentos desnecessários. Mapas das cidades também são muito úteis durante a viagem, estude bem o mapa, localize estações de trem, metrô, pontos de ônibus, pontos turísticos de seu interesse e verifique como chegar a cada lugar desejado. Assim, você evita ficar abrindo o mapa no meio da rua a todo momento, o que desperta a atenção de possíveis marginais.

Para gastar menos com alimentação, opte por fazer suas refeições em restaurantes a quilo, os que têm o prato do dia ou ainda se preferir, compre tudo o que deseja consumir em supermercados, a economia é grande. Mas atenção, não compre em mercadinhos de bairro, onde os preços são bem maiores que os supermercados.

Todo cuidado é pouco com viagens de ônibus pela América do Sul. Em países como Brasil, Argentina, Uruguai e Chile existem sim boas empresas de ônibus e as viagens costumam ser tranqüilas. Nos demais países existe uma certa precariedade quanto a qualidade deste serviço, por isso, pesquise bastante sobre as empresas antes de comprar sua passagem.

Tenha sempre em mãos os comprovantes de suas reservas de albergues, hotéis, passagens, etc. Pode parecer bobagem, mas em muitos destinos deixar para reservar tudo quando chegar pode implicar na falta de vagas e preços bem maiores. Além do que, nos postos de fiscalização de fronteiras estes documentos podem garantir que você não tenha problemas para entrar no país.

O idioma mais falado na América do Sul é o espanhol, por isso, considere comprar um destes guias de bolso de conversação em espanhol para viagens, ele vai te ajudar bastante a não passar apuros e a solicitar o que você desejar. Nada mais chato que usar o portunhol ou ficar fazendo mímica para tudo que nem bobo.

Turistas brasileiros em viagem por até 90 dias podem entrar nos seguintes países sem necessidade de visto de turismo: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Porém, você deve portar passaporte com validade mínima de 6 meses no dia da viagem e apresentar comprovantes de viagem, tais como: reservas de hotéis ou albergues, passagem aérea de ida e volta, dinheiro suficiente para toda a viagem, etc. Nos países vizinhos esta checagem da imigração é menos rígida, porém, antes prevenir do que correr riscos à toa.

Um comentário:

  1. SÓ UMA CORREÇÃO, O IDIOMA MAIS FALADO NA AMÉRICA DO SUL É O PORTUGUÊS.

    ResponderExcluir

Não achou o que queria?