Europa: Começando a planejar o roteiro

Partimos do princípio que você não queira ficar preso a nenhum roteiro pré fabricado de operadoras de viagens e nem pretende participar de alguma excursão ou ”janelatour”.
Entendemos que pretenda um roteiro diferenciado, econômico e de qualidade sem se entregar ao “pacote”.

Para onde ir?
Quantos dias em cada cidade?
Meio de transporte?
Onde hospedar?
Quanto de dinheiro vou precisar?

Ps: Os dias pelas cidades deverão ser divididos de acordo com sua disponibilidade de tempo, dinheiro e quantidade de atrativos turísticos.
É claro que você pode ficar mais tempo em uma ou outra se quiser e puder, nada em um roteiro independente deve ser rígido, imprevistos acontecem.

Como exemplo seguem as capitais mais procuradas e o tempo mínimo necessário para visitar o principal delas .

Paris – 5 dias









Berlim – 3 dias








Londres – 3 dias


 





Bruxelas – 2 dias








Amsterdam - 2 dias








Praga – 2 dias









Roma – 3 dias









Lisboa – 2 dias









Madrid – 3 dias









Viena – 3 dias








Varsóvia – 1 dia








Mas isto de nada vale se não souber o que verá. Para resolver esta questão basta fazer uma pesquisa recolhendo material em agências de viagens, bibliotecas, pela internet, aqui mesmo no mochileiros tem uma quantidade enorme de boas informações sobre elas. Sabendo o que te espera será mais fácil calcular o seu tempo em cada uma.

Transporte

Independente do meio de transporte você gastará tempo entre elas e este tempo deve ser acrescentado ao seu período de estadia no velho continente.

Se na sua pesquisa até agora vc nem passou perto de um mapa, chegou a hora, este será seu fiel companheiro por toda a viagem. Nele poderá ter uma idéia de quanto tempo irá gastar e a melhor forma de ir e vir sem fazer o chamado roteiro iôiô.
Sua viagem poderá ser linear, triangular, quadrada ou circular mas jamais em zigue zague.

Com um roteiro definido e vc tiver certeza de quanto tempo ficará em cada lugar, os bilhetes de trem estilo Eurorail, Europass são bem mais econômicos, porém deverá fazer a reserva de assento com antecedência principalmente se sua viagem for no período do verão, festas, feriados e o mais importante ler atentamente que tipo de contrato que está comprando o que e o que não inclui .
Se você prefere ficar mais livre, principalmente porque você não tem certeza se vai querer passar mais tempo nesta ou naquela cidade, opte por comprar o bilhete de trem já estando na Europa. Não esquecendo que ônibus e aviões muitas vezes são opções a analisar.

As empresas de ônibus oferecem bastante horários entre as principais capitais, são bem confortáveis e as rodovias muito boas.

Optando pelo avião, empresas estilo low fare tem aeroportos mais afastados das cidades, contando também com empresas normais, o mais indicado é sempre comparar os preços tanto dos bilhetes aéreos como o tempo de deslocamento de/para aeroportos. Não esquecendo que existe também a questão da bagagem, os excessos de bagagens podem quebrar um turista.

PESQUISE AQUI AS PASSAGENS AÉREAS


Pesquise Preços de Passagens Aéreas




 Hospedagem

Optar por albergues é uma boa pedida se for ficar em salões dividindo com outros turistas, normalmente não incluem café da manhã e os toaletes estão localizados nos corredores ou acessos comuns e, dispondo de cozinha montada para uso dos hóspedes. As diárias por pessoa variam entre 15,00 e 25 Euros em quartos compartilhados.

Hotéis low fare também são opções, vai depender da sua disponibilidade de tempo e dinheiro.

ps: O fato é que sendo albergue ou hotel quanto mais próxima a localização de atrativos turísticos ou centrais tendem a ser mais caros. As diárias por quarto para 2 pessoas variam entre 59,00 a 89,00 Euros
Deverá também comparar os preços, levando em consideração o que oferecem e a localização.

PESQUISE AQUI OS HOTEIS E ALBERGUES


Pesquise Preços de
Hoteis e Pousadas



Quanto levar

Despesas

Talvez seja a primeira preocupação antes mesmo de saber o que quer visitar e onde quer ir. Aí é que está o equívoco, se leu o comentário a respeito de pesquisa, já colheu as informações dos custos das entradas, das passagens, da hospedagem faltando apenas a alimentação e os souvenires.

Dica: A alimentação depende muito dos hábitos pessoais, mas a grande pedida é abusar das visitas aos supermercados.
Os souvenires procure em lojas mais afastadas das atrações e evite os vendedores ambulantes.
A quantia minima sugerida para os cálculos é de 50,00 euros por dia, com a atual situação mundial aconselharia subir para 60,00 euros/dia.
Cartões de créditos internacionais são aceitos em quase todos os lugares, já os travellers cheques só trocados em bancos e perdendo muito na conversão já que alguns bancos cobram uma comissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?