Fernando de Noronha - PE



Por que ir
O paraíso existe, fica na Terra e tem nome e sobrenome: Fernando de Noronha. Com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas... o arquipélago só pode ser uma filial do Éden a 545 quilômetros do Recife.

Acessível por avião ou navio, Noronha não é um destino barato – todos os produtos disponíveis no arquipélago vêm do continente, o que encarece os preços do pãozinho à gasolina. E ainda tem a taxa de permanência, que não é muito em conta. Mesmo assim, não venha para ficar apenas dois dias. Cada tostão gasto na ilha é muito bem recompensado pelos cenários vislumbrados em cima e embaixo d´água. Entre eles estão as praias da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão – listadas entre as dez mais bonitas do Brasil – e os morros dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha.

O que ver e fazer em Fernando de Noronha

Noronha é para ser curtida dentro e fora da água, com passeios de barco, de bugue, através de mergulhos e caminhadas em trilhas. A ilha é pequena - tem apenas 17 quilômetros quadrados -, mas oferece muito para se ver e fazer. Organize-se para não desperdiçar nem um minuto no cobiçado pedaço do paraíso.

Praias da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho

 

A trinca de praias oferece os cenários mais bonitos de Noronha, em cima e embaixo d´água. Ficam no chamado mar de dentro, uma ao lado da outra. O acesso – à Baía dos Porcos e Sancho – não é dos mais fáceis, mas o sacrifício vale a pena para mergulhar nas águas transparentes repletas de peixes e apreciar o morro Dois Irmãos de belíssimos ângulos.

Ilhatur

 

 O passeio de bugue dura o dia inteiro e leva à maioria das praias do arquipélago – dos mares de dentro e de fora – com paradas para mergulho. Inclui ainda os mirantes e a Vila dos Remédios. É uma opção para quem não pretende alugar um carro.

 Mergulho


As águas transparentes e a diversidade da fauna marinha fazem de Fernando de Noronha um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. No cardápio – que traz alimentos para os olhos e a alma – estão cardumes variados e coloridos, arraias, tubarões, tartarugas, moréias, barracudas, golfinhos, esponjas e corais. A visibilidade chega a 50 metros e a ilha oferece ainda mergulhos noturnos – apenas para credenciados.

Para quem não tem prática, as operadoras locais oferecem o batismo, um mergulho de cerca de 15 metros de profundidade orientado por um instrutor e que inclui os equipamentos, como roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato.

Principais lugares para mergulho

Naufrágios: A 62 metros de profundidade, na Ponta da Sapata, a corveta Ipiranga é considerada o naufrágio mais conservado do Brasil. Naufragada em 1983, a embarcação está a 20 minutos do porto. Já na baía de Santo Antônio fica o navio grego Eleane Stathatos, a sete metros de profundidade e afundado nos anos 30. Por estar perto da orla, é possível chegar ao local a nado, podendo ser observado também em mergulho livre.

Lage dois irmãos: Fica próxima aos rochedos dos Dois Irmãos, em frente à Baía dos Porcos. São várias formações de pedra incrustadas de esponjas onde há grande quantidade de peixes, arraias-manteiga e até tubarões. A profundidade máxima é de 25 metros.

Buraco do Inferno: Nos arredores da Ilha Rata, a gruta submersa tem formações coralíneas e a profundidade é de 18 metros.

Cordilheira: Próxima ao Buraco do Inferno, a Cordilheira é um paredão rochoso de 35 metros, repleto de arraias-chitas e cardumes diversos.

Cabeço da Sapata: O paredão, nos arredores da Ponta da Sapata, chega a 40 metros de profundidade.

Iuias: A laje próxima à Ponta das Caracas tem 24 metros de profundidade e grandes paredes tomadas por esponjas, formando um corredor com peixes, tartarugas e tubarões.

Pedras Secas: O conjunto de rochas que chegam a 15 metros de profundidade oferece excelente visibilidade, além de formações interessantes como cânions e arcos. A fauna reúne barracudas e tartarugas. As Pedras Secas ficam próximas à Enseada da Caieira.

Ilha do Frade: Em frente à praia do Atalaia, a Ilha do Frade tem profundidade de 20 metros.

Ilha do Meio: Os arredores da Ilha do Meio são repletos de tocas e cavernas, com profundidades máximas de 15 metros.

Pôr do sol

 

O pôr-do-sol acontece no lado das praias do mar de dentro. As mais disputadas são Conceição e Cacimba do Padre, além da praia do Boldró, onde o espetáculo pode ser contemplado em um mirante nos arredores do Forte de São Pedro.

Snorkeling na Praia do Atalaia

 

O banco de corais pertinho da areia faz de Atalaia o melhor ponto de Noronha para mergulhar com snorkel. Além dos peixes coloridos, reúne famílias inteiras de arraias e tartarugas. O acesso à praia é controlado pelo Ibama, é preciso pegar senha para entrar lá e há tempo estipulado para nadar. Mas a burocracia compensa!

Observação de golfinhos

 

Para quem gosta de madrugar, um programa – que depende da sorte – é observar os golfinhos no mirante na Baía dos Golfinhos, às seis da manhã. É neste horário que eles costumam aparecer para alimentar seus filhotes, descansar, namorar, brincar... biólogos do Ibama que ficam de plantão no local dão orientações e emprestam binóculos para uma melhor contemplação, já que nesta praia é proibido mergulhar.

Vila dos Remédios

 

As construções histórias preservadas da Vila dos Remédios fazem o principal núcleo urbano da ilha parecer um cenário. O centrinho cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan. A vila abriga ainda a sede da administração da ilha – o Palácio de São Miguel -; as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século XVIII; e o Memorial Noronhense, com reproduções de fotos antigas e textos que narram a história da ilha.

Passeio de barco

Todos os dias, de manhã e à tarde, os barcos partem da praia do Porto de Santo Antônio para passeios pelo mar de dentro. O tour dura três horas e tem como pontos altos o mergulho na Baía do Sancho e o visual da Ponta da Sapata – encontro de duas pedras que formam um desenho semelhante ao mapa do Brasil. É freqüente a presença de golfinhos rotadores acompanhando os barcos ao longo do percurso. Informe-se na Associação de Barcos de Turismo.

Praia do Leão

 

É o destaque do chamado mar de fora. Extensa, com águas muito azuis e verdes, a praia é a escolhida pelas tartarugas marinhas para desovar no período de janeiro a junho. Com movimento bastante tranqüilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao lado fica o Morro da Viuvinha e, nas duas formações, uma infinidade de ninhos faz do local um santuário de aves. Entre os meses de abril e julho acontece a desova das tartarugas - sob supervisão do Projeto Tamar, os turistas acompanham de perto a corrida das tartaruguinhas.

-> Trilhas

Noronha tem dez trilhas principais que levam a praias e mirantes. Todas são bem sinalizadas e a maioria tem entre dois e três quilômetros – a exceção é a Trilha do Capim-Açu, com dez quilômetros. As mais percorridas são:

* Baía do Sancho
No caminho da trilha há duas escaladas pelas rochas que isolam a Baía dos Porcos. O esforço compensa, uma vez que as duas baías são perfeitas para mergulho com snorkel. O percurso, que começa na praia da Cacimba do Padre, oferece mais um desafio: a escada encravada na fenda de um penhasco de 40 metros que leva ao mirante da Baía do Sancho.

* Trilha do Farol
Com apenas dois quilômetros e meio de extensão, a trilha do Farol é repleta de mirantes para contemplação. Tem início no Sancho e termina no Farol, na Ponta da Sapata.

* Ponta do Capim-Açu
A trilha da Ponta do Capim-Açu é aberta apenas entre os meses de agosto e fevereiro. A caminhada mais longa da ilha - dez quilômetros - é feita por encostas íngremes de Quixaba até à Ponta e, a partir daí, uma descida conduz à praia do Leão, uma das mais selvagens de Noronha.

* Pontinha-Pedra Alta
Ao longo dos três quilômetros da trilha observa-se as Pedras Secas, responsáveis pelo primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. A caminhada tem início na praia do Atalaia e termina na enseada da Caieira.

* Baía dos Golfinhos
A trilha da baía dos Golfinhos tem início no Sancho e percorre dois quilômetros, passando pelas ruínas do Forte de São João Baptista até atingir os 70 metros de altura do mirante dos Golfinhos. A baía é um verdadeiro santuário, onde o banho, a pesca e o mergulho são rigorosamente proibidos - o local é exclusivo dos mamíferos que ali se acasalam, alimentam os filhotes ou simplesmente descansam.

* Jardim Elizabeth
O nome da trilha - Jardim Elizabeth - é uma herança dos holandeses. Mapas da época assinalam o local como sendo o escolhido para a aclimatação de plantas trazidas da Europa. Com pouco mais de um quilômetro e meio de extensão, corta a mata, passa por uma alameda de cajazeiras e por uma ponte do século XVIII. O passeio dura cerca de uma hora e termina com um bom mergulho na praia do Cachorro.
* Costa Azul
Acessível apenas na maré baixa, a trilha Costa Azul tem cerca de dois quilômetros e parte da Vila dos Remédios. Beirando o pé do morro do Pico, tem como ponto final o mirante do Boldró.

* Costa Esmeralda
Um do trekkings mais populares de Noronha, a trilha da Costa Esmeralda tem três quilômetros e vai do Boldró à Cacimba do Padre. No caminho, avista-se diversas espécies de aves marinhas em busca de alimento. Para coroar a caminhada, a paisagem dos Dois Irmãos é perfeita.

Vida Noturna em Fernando de Noronha

 Os agitos noturnos começam cedo, com as palestras diárias no Centro de Visitantes – sede do Ibama e do Projeto Tamar. Todos os dias, a partir das 20h30, há apresentação de documentários e debates com entrada franca. Entre os temas estão golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, Atol das Rocas e o Parque Marinho de Noronha. Dali, a pedida é seguir para o forró do Bar do Cachorro e dançar com os pés na areia.

Nas noites e lua cheia é comum acontecer luau na praia da Conceição, organizado pela barraca Duda Rei.

Bar do Cachorro

O animado forró, que reúne nativos e turistas, não tem hora para terminar.
End: Terminal Turístico do Cachorro, s/n
Tel: (81) 3619-0165

Onde Comer em Fernando de Noronha

Foi-se o tempo em que, em Noronha, as refeições eram feitas apenas nas pousadas/pensões. Hoje, bons restaurantes se espalham pela ilha. A maioria é especializada em frutos do mar, mas há opções em massa e comida japonesa. Grande parte abre apenas para o jantar, a partir das 18h. A exceção fica por conta do Bar do Boldró, na praia de mesmo nome, que serve pescados no leite de coco no almoço. Outro que também pode abrir mais cedo – mas o grupo tem que ter no mínimo dez pessoas – é o concorrido Ecológikus. Os preços não são baratos, levando-se em conta que os ingredientes que acompanham as lagostas, mexilhões, polvos e camarões vêm do continente. Mesmo assim, vive cheio de turistas que chegam atrás dos pratos bem temperados, cuja fama corre a ilha. E não volte para casa sem experimentar os bolinhos de tubalhau - carne de tubarão salgada, semelhante a bacalhau – à venda no Museu do Tubarão.



Beijupirá
O restaurante que tem filiais conceituadas em Olinda, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Maceió fincou pé também em Noronha. Comandado pela chef Adriana Didier, funciona na pousada de mesmo nome. Delícias como dourado empanado com canela e cardamomo, acompanhado de banana empanada no coco; filé de galo-alto com molho de pitanga e arroz de castanha; e camarão no mel de engenho com arroz de maracujá são servidas nas mesas embaixo dos pés de seriguela. Para a sobremesa, as pedidas são mil folhas de tapioca e nego bom, mistura de goiaba com banana, servido embrulhado no papel laminado.
Cozinha: Contemporânea
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: Praia da Conceição
Tel: (81) 3619-1250

Ecológikus

Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: Estrada Velha do Sueste, s/n
Tel: (81) 3619-1404

Mergulhão

A vista privilegiada para o Morro do Pico divide as atenções com as tendas do gramado, a música lounge e, claro, com o cardápio! Entre os pratos estrelados está o peixe crocante do dia recheado com camarão, lascas de queijo e palmito, acompanhado de purê de abóbora. E tem ainda a lagosta ao molho de jabuticaba com limão e ervas, o polvo com caju...
Cozinha: Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: Porto Santo Antônio, s/n

Museu do Tubarão

A especialidade da casa é o bolinho de tubalhau, feito com carne de tubarão salgada. O cardápio traz ainda a Tubalhoada (lascas de tubalhau, batata, cebola e azeite) e Tuba Burguer
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40
Tel: (81) 3619-1365

Palhoça da Colina

A casa construída pelo próprio dono tem mesas baixas, almofadões coloridos, colchas, tapetes e velas. No cardápio - que é único - imperam os pescados do dia assados em folha de bananeira. Há ainda as opções de polvo e lagosta. O restaurante abre somente para jantar, mediante reserva.
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Estrada da Colina, 4
Tel: (81) 3619-1473

Porto Marlin

Cozinha: Japonesa
Bom para ir: a dois, com os amigos, para paquerar,
Preços: $$$$
End: Porto de Santo Antônio
Tel: (81) 3619-1158

Restaurante do Zé Maria  

Nas noites de quarta e sábado o restaurante oferece um festival gastronômico que oferece buffet com mais de 50 opções a preço fixo. Depois das 22h, a música e a animação rolam soltas. Nestes dias, as reservas são obrigatórias
Cozinha: Variada
Bom para ir: a dois, com a família, com os amigos, para paquerar,
Preços: $$$$
End: R. Nice Cordeiro, s/n
Tel: (73) 3619-1258

Tartarugão

Cozinha: Variada
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Alameda do Boldró, 238
Tel: (81) 3619-1331

Teju-Açu

O restaurante rústico e aconchegante funciona ao lado da piscina da pousada. Peixes e frutos do mar predominam no cardápio, mas algumas sugestões inusitadas chamam a atenção, como o lombo de cordeiro de sol com purê de macaxeira ao queijo camembert. Para a sobremesa, a dica é o petit gateau Romeu e Julieta - goiabada recheada com requeijão quente e cremoso.
Cozinha: Variada
Bom para ir: a dois, com os amigos,
Preços: $$$$
End: Estrada da Alamoa
Tel: (81) 3619-1277

Trattoria di Morena

Cozinha: Italiana
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: R. Nice Cordeiro, 2.600
Tel: (81) 3619-1142

Varanda

O cardápio reúne peixes, frutos do mar e delícias tipicamente nordestinas. Merecem destaques o filé de peixe grelhado no azeite, com frutas caramelizadas e arroz de castanha; o camarão ao creme de jerimum; e a carne de sol frita na manteiga de garrafa, com pirão de queijo em cama de farofa d'água e banana da terra.
Cozinha: Variada
Bom para ir: com a família, com os amigos,
Preços: $$$$
End: R. Major Costa,130 - Vila do Trinta
Tel: (81) 3619-1546

Visual do Porto

Cozinha: Variada
Bom para ir: com a família, com os amigos, para apreciar o visual,
Preços: $$$$
End: BR-363, s/n - Vila do Porto
Tel: (81) 3619-1129

Pousadas e Passagens:





Informações úteis de Fernando de Noronha
  • DDD 81
  •  Informações Turísticas
    Palácio São Miguel - Vila dos Remédios
    Tel: (81)3619-1378
  • Aeroporto de Noronha
    Vila do DPV, Km 3
    Tel.: (81)3619-1311
  • Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal)
    Tel: (84)3644-1000
  • Aeroporto dos Guararapes (Recife)
    Tel: (81)3464-4188
  • Bancos
    A única agência na ilha é do Banco Real, com caixa interligado à Rede 24 Horas
Táxi
Nortax - (81)3619-1314

Leia mais sobre a cidade:

Clique aqui!

Atenção
Para visitar Fernando de Noronha é preciso pagar uma taxa de permanência. É possível pagar antecipadamente, via Internet (www.fernandodenoronha.pe.gov.br/ctudo-taxa.asp), o que evita enfrentar as filas que se formam na chegada ao aeroporto. O valor é estipulado de acordo com o tempo de permanência. Guarde o recibo - ele é solicitado na entrada e na saída da ilha e quem ficar mais tempo do que declarou paga multa.

Ps: Desculpe-nos pela formatação desse texto. Não está padrão e nem melhor formatado para o conforto da sua leitura. Estamos com um problema com o HTML mas logo estaremos melhorando isso.

Um comentário:

Não achou o que queria?