Resumão Chile Pt 2 - SANTIAGO

O que fazer?

Principais Atrações

Santiago é a capital do Chile e uma das cidades de maior importância econômica na América Latina. A cidade ainda é uma das mais belas com seus parques naturais, estações de esqui, vinícolas – além de estar a um pulo do Oceano Pacífico.

Capital federal da República do Chile e terceira em melhor qualidade de vida da América Latina.
Tendo a imponência da Cordilheira dos Andes como cenário de fundo, Santiago revela-se uma das mais belas cidades de todo o continente sul-americano. A capital chilena reserva espaço importante para a preservação de sua história, cultura, tradição, lazer e meio-ambiente. Ao longo de suas ruas, avenidas, parques e praças, o mochileiro tem a chance de mergulhar no próprio orgulho que o povo guarda pelo seu país e pela sua história. Além disso, ao visitar os parques naturais, estações de esqui, vinícolas e cidades litorâneas, percebe-se ainda a importância, o cuidado e o carinho que a população local tem em relação à sua terra. Com certeza uma viagem que ficará marcada na memória.

Santiago, ou Grande Santiago, possui uma população de quase 6 milhões de habitantes e é a terceira em melhor qualidade de vida na América Latina, porém sofre com a contaminação do ar devido a estar envolta por montanhas no Vale Central, principalmente no inverno. A cidade é dividida em 26 comunas, bairros com própria administração, espécie de prefeituras. Cada comuna tem poderes próprios sobre seus bairros que mantêm tradições diferentes entre si. É fácil notar estas diferenças depois de uma caminhada atravessando alguns deles.

A economia do Chile é o retrato da evolução de Santiago. Hotéis maravilhosos, restaurantes finíssimos, shoppings com todas as grandes grifes mundiais e arquitetura ultra-moderna. Por aqui, não se vê pessoas dormindo nas ruas (nas áreas turísticas) ou pedindo esmolas, pelo contrário, se vê um povo extremamente educado que para o carro assim que um pedestre pisa na faixa e altamente nacionalista, com leis punindo os que não honram a pátria. É uma cidade segura, mas com a criminalidade aumentando aos poucos, apesar de crimes com armas de fogo serem os casos mais raros.

Santiago no inverno funciona mais como destino turístico internacional, principalmente por milhares de brasileiros que visitam a região a procura de esqui. No verão, se torna mais um destino turístico nacional, tendo como principal destino o litoral próximo à cidade, ou seja, Viña del Mar, o principal balneário chileno.

Geografia e Clima
A cidade de Santiago está localizada em um vale chamado Vale Central. Este vale é parte de uma depressão e está delimitado pelo cordão Chacabuco, a Cordilheira dos Andes, a Angostura de Paine e a Cordilheira da Costa. O clima de Santiago é o temperado, com chuvas, ventos e frio ameno no inverno e outono, com um verão muito quente e seco, e uma primavera com ótimas temperaturas.

Um grave problema ambiental que a cidade sofre é a contaminação atmosférica existente. Esta característica se agrava durante o inverno e primavera, produzindo o aumento das infeccções respiratórias, principalmente em crianças.


Transportes

Como Locomover-se
Aviões chegam e partem do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, localizado a 13km do centro e utilizado tanto para vôos nacionais como para internacionais. A cidade possui ainda quatro terminais rodoviários que atendem leste a oeste e norte a sul do país – Alameda, Santiago, San Borja e Los Héroes. Os trens santiaguinos são mais voltados para o transporte de cargas, mas mesmo assim a cidade é servida de trens turísticos com direções como Chillán, Rancagua, Concepción e Temuco.

A cidade é marcada por muito trânsito na hora do rush e por isso uma ótima forma de conhecer a cidade é a pé, combinando com o metrô quando necessário, como quando se deseja ir a bairros como Las Condes e Vitacura. Andar de ônibus na cidade não é tão simples, é necessário comprar o passe para o ônibus em bancas de jornais antecipadamente, mas não é fácil utilizá-los para quem é turista por aqui.

Outra forma de se locomover pela cidade é a bicicleta, transporte que vem se tornando mais popular na cidade. Pegar um táxi pode ser uma boa opção também ou completa furada, pois quanto mais tarde, mais difícil é de se achar um táxi com a marcação inicial do taxímetro baixa. Alugar um carro só vale a pena para ir a vinícolas e visitar o litoral próximo à cidade.


Passagens e Hoteis 



Pesquise Preços



Principais Atrações
Quatro ou cinco dias, contando com um bate e volta ao litoral, é um tempo razoavelmente bom para se conhecer diversas atrações da capital chilena. Os locais turísticos históricos mais importantes se encontram na região central da cidade, mas não se pode deixar de visitar nenhum dos bairros mais conhecidos sob o risco de não ter ido, porém não conhecido Santiago.


Centro - Plaza de Armas

















O centro santiaguino é cinza e barulhento, com uma grande circulação de pessoas pelas calçadas a qualquer hora do dia. O centro do Centro é a Plaza de Armas, foi aqui onde surgiu a cidade e era o centro político, econômico e social da cidade. Aqui estão: a Catedral Metropolitana, reconstruída quatro vezes devido a incêndios e terremotos, contando com uma bela estátua de madeira de São Francisco Xavier e seu museu de arte sacra; o Correo Central com seu museu postal e telegráfico; a Municipalidad de Santiago, antigo cabildo da cidade; e o pequeno Museo Histórico Nacional cujas obras de arte e utensílios encontrados no local mostram a história do Chile desde o século XVI até o século passado.

Próxima à Plaza de Armas, a sudoeste, se encontra o excelente Museo Chileno de Arte Precolombino. É sem dúvida alguma o melhor museu da cidade, onde as diversas culturas indígenas marcam presença com uma detalhada linha do tempo em forma de objetos e obras de arte. Próximo ao museu, está o Palacio de Los Tribunales de Justicia e o ex-Congreso Nacional com seus lindos jardins.

Mais ao sul do museu, está a Plaza de La Constitución, a praça que recebe a troca da guarda do Palacio La Moneda, em frente, aberto a visitação. A dica é visitar o palácio durante a troca da guarda que acontece às dez horas da manhã, em dias alternados, e depois conferir seu centro cultural. Poucos quarteirões a leste da praça, depois da Universidad de Chile, se encontra o charmoso micro-bairro Paris-Londres, de ruas estreitas. Nele estão a Iglesia de San Francisco, o edifício mais antigo da cidade, do século XVI, abrigando uma imagem peruana da Virgem Maria, e seu museu colonial.

Ao norte da igreja, atravessando a Avenida Libertador O’Higgins, se encontra o Paseo Ahumada, a rua de pedestres mais famosa do Chile, onde circula todo tipo de gente. A rua liga a avenida à Plaza de Armas e depois se transforma em Paseo Puente, ligando a praça ao Mercado Central, parada obrigatória para amantes de frutos do mar. Quase em frente ao mercado, está a Estación Mapocho, antiga estação ferroviária que virou centro cultural.


Bellavista

  
















A rua de referência do bairro é a Pio Nono, que é sempre muito movimentada a noite devido à grande quantidade de bares, principalmente entre quarta-feira e sábado. Lá estão o Patio Bellavista, um mini-shopping a céu aberto com galerias de arte, artesanato e muitos bares e restaurantes, e a casa museu La Chascona, casa onde viveu o poeta chileno Pablo Neruda que conserva uma pequena parte dos objetos que o poeta adorava colecionar. É parada obrigatória!

Próximo ao museu está o Cerro San Cristóbal, muito frequentado pelos santiaguinos no fim de semana e parada de jovens casais apaixonados durante a semana. É um pedaço da Cordilheira dos Andes encravado no meio da cidade. Pode-se chegar ao cume para ver a Virgen de La Inmaculada Concepción a pé, de bicicleta ou pegando o funicolar a partir de uma estação em próxima a casa-museu de Neruda. Porém, evite andar a noite pelo Cerro, pois fica deserto e se torna um pouco perigoso. Uma atração no meio do morro é o Zoológico Nacional, ótimo para crianças.

Providencia

   

















No bairro de Providencia, se encontra o Parque Metropolitano. Nele estão o Jardín Japonés e o Jardín Botánico Mapumelu, suas principais atrações. O parque abriga ainda a Casa de la Cultura, com espetáculos musicais gratuitos todos os domingos ao meio-dia, e o observatório astronômico da Universidad Católica. Também vale a pena conhecer a Enoteca, onde se podem degustar os saborosos vinhos chilenos. Do alto do parque, pode-se descer a pé, de teleférico ou de bicicleta até o a entrada do parque, na base do morro. Da base do morro, pode-se fazer uma pequena caminhada pelo bairro para ver as principais atrações da região, como o El Patio e o Parque de Las Esculturas. O bairro não se caracteriza por atrações turísticas, mas sim por avenidas agitadas como a Suecia e a Providencia. 

Lastarria e Bellas Artes













 Os bairros mais artísticos de Santiago com certeza são Bellas Artes e Lastarria. Neles se encontram os principais museus, galerias de arte, cinemas, centros culturais e ateliês. Próximo ao Rio Mapocho estão o Museo de Arte Contemporáneo e o e o excelente Museo Nacional de Bellas Artes, de bela arquitetura e com diversas exposições de boa qualidade. Em frente ao museu, está o Parque Forestal, um parque recheado de verde e cheio de casais apaixonados, amigos fazendo piqueniques e crianças correndo pra lá e pra cá. Um bom local para relaxar.


























Antigo bairro aristocrata, atual bairro em renascimento. É o único bairro turístico onde deve se deparar com moradores de rua e é separado do Centro pela Rodovia Panamericana. No bairro estão presentes monumentos e prédios da história santiaguina. Um ponto de partida para se conhecer o bairro pode ser a partir da estação de metrô Toesca, que se encontra perto, talvez, da principal atração do bairro – o Palacio Cousiño, onde para entrar é necessário calçar chinelos de feltro para conservar o piso. O palácio foi residência da família Cousiño-Goyenechea, a mesma que é dona da famosa vinícola, e abriga lindas tapeçarias, jóias, cerâmicas, móveis, lustres e até encanações!

Próximo à estação de metrô República, está o micro-bairro Concha y Toro, um recanto romântico e antigo centro social da cidade, onde morou um dos irmãos da família Concha y Toro. Poucos quarteirões ao norte, se encontra a Plaza Brasil, uma pequena praça arborizada muito frequentada por estudantes, senhores que ficam apenas observando os visitantes da praça passando e crianças que curtem os brinquedos-arte no meio da praça. É o centro do bairro. Em frente à praça está a Iglesia de La Preciosa Sangre, ex-convento histórico chileno. 

Alguns quarteirões a oeste da praça, está o micro-bairro Yungay, um pequeníssimo bairro construído a partir da Plaza Yungay em comemoração à vitória na batalha de Yungay. No fim do limite do micro-bairro, está o Parque Quinta Normal, que abriga os museus de Ciencia y Tecnología, de Historia Natural, Ferroviario e Artequín – todos voltados a crianças. Ao lado do parque, está o Centro Cultural Mutucana 100, um estilo centro cultural que ocupa antigos armazéns de tijolos.

Em frente ao Matucana está a Biblioteca de Santiago e um pouco adiante, a Estación Central, de onde partem os trens que ligam a capital a outras cidades. Outras atrações, mais distantes, são o Planetarium, que apresenta ótimas palestras e filmes sobre astronomia, sendo indicado para crianças, e o Parque O´Higgins, uma diversificada área de lazer que dispõe de um pequeno lago, playground, quadras de tênis, piscinas, palco para espetáculos de música e dança, pista de patinação no gelo no inverno, clube hípico, restaurantes e lojas, além de um aquário com diversas espécies de peixes e outros animais marinhos e um museu de insetos e conchas. 


Santiago - Hotéis e Albergues

Os albergues que seguem podem ser reservados aqui pelo site e são os melhores de Santiago:

Os 5 melhores:

1 º - Bellavista Hostel 
Diárias a partir de US$ 15

2 º - A Santiago Private Homestay
Diarias a partir de US$ 24 quarto privativo para 2 pessoas

3º - Che Lagarto Hostel
Diárias a partir de US$ 11,45

4º-La Casa Roja
Diárias a partir de US$ 8,30

5º-Hostal Forestal Backpacker
Diárias a partir de US$ 12

Para quem só fica em Albergue da Hostelling International

Hostelling International Santiago de Chile
Diárias a partir de US$ 12


LEIA TAMBÉM RESUMÃO CHILE PARTE 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?