Chile parte 1 Resumão

República do Chile
O Chile possui uma área de 756.626 km² e uma população de 15,6 milhões, de acordo com o censo de 2000. Sua moeda é o peso chileno e a capital federal é Santiago. O idioma oficial é o espanhol. Quase 90% da população é cristão, em sua maioria (77%), católicos. Possui uma das menores taxas de analfabetismo da América Latina, de 4,3%.

A divisão do território chileno é um pouco complexa. Administrativamente, o estado é dividido em 13 regiões, de norte a sul, mais a região metropolitana. As regiões e suas capitais:
I. Tarapacá: Iquique
II. Antofagasta: Antofagasta
III. Atacama: Copiapó
IV. Coquimbo: La Serena
V.
Araucanía: Temuco
VI. Valparaíso: Valparaíso
VII. Libertador General Bernardo O'Higgins: Rancagua
VIII. Maule: Talca
IX. Biobío: Concepción
X. Los Lagos: Puerto Montt
XI. Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo: Coihaique
XII. Magallanes y Antártica Chilena: Punta Arenas
XIII. Los Ríos: Valdívia
RM. Santiago: Santiago

Cada região é dirigida por um prefeito, que é nomeado pelo Presidente da República. Além disso, há 50 províncias chefiadas por governadores, também nomeados pelo Presidente da República e 341 municípios, dirigida por um prefeito e um número variável de membros do Conselho, ambos eleitos pelo voto direto a cada quatro anos.

O nome Chile pode ter origem em dois povos diferentes. A primeira teoria é de que teria origem inca que chamavam o Vale do Aconcágua de Vale do Aconcágua Chili, baseado no nome do chefe tribal da região. A outra teoria é que tenha origem mapuche, significando “onde a terra acaba”.

De acordo com pesquisas arqueológicas mais recentes, o país tem sido habitado por mais de 10.000 anos. No século XVI, o país pertencia ao império Inca. Neste mesmo século também foi descoberto e conquistado pelos espanhóis. O país iniciou seu período de autonomia da Espanha após a declaração da Primeira Junta de Governo em 1810, que culminou com a Declaração de Independência em 2 de Fevereiro de 1818. A data é festejada pelos chilenos no dia 18 de setembro, dia em que foi criada a Primeira Junta do Governo – primeiro documento formal da república autônoma do Chile.

A bandeira nacional chilena apresenta duas listas horizontais iguais brancas e vermelha, com um quadrado azul contendo uma estrela branca de cinco pontas. O vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência, o branco representa a neve dos Andes, o azul representa os céus e a estrela reforça que o Chile é uma república unitária.

Quando ir?
Geografia e Clima
O Chile faz fronteira com Peru, ao norte, com Bolívia, a leste, e com Argentina, a oeste. A partir da fronteira com o Peru até o Rio Copiapó, apresenta um planalto desértico com baixa pluviosidade e tem uma temperatura média de 16°C, o que diminui à medida que você sobe aos Andes. Do sul deste rio até o rio Aconcágua, a temperatura média é de 15°C, subindo ligeiramente para uma precipitação média de 113 mm. Do rio Aconcágua para o Rio Biobío aumentos de precipitação estão concentrados no inverno, com uma média de 360 mm e uma temperatura média de 14°C. Ao sul deste rio e no Golfo de Corcovado, a média de temperatura continua em declínio, neste caso 12°C, e aumento da pluviosidade variando entre 943-2.488 mm. Do Golfo de Corcovado ao Cabo Horn, a temperatura média é de apenas 9°C, com uma precipitação de 2.820 milímetros. 

O clima é de montanha no interior, árido tropical no litoral norte, mediterrâneo no litoral central e temperado oceânico no litoral sul. É determinado pela latitude, proximidade com o mar e à altitude. Em geral, o país é gerido por duas faixas paralelas, a Costa e os Andes, entre os quais há um vale central, mais ao sul, no Golfo de Corcovado, afunda no mar, dando origem a uma área de ilhas, penínsulas e fiordes, culminando no fim do continente, no Cabo Horn.

Para planejar quando viajar, é preciso lembrar que, em geral, o verão, com temperaturas suaves e dias longos é a estação mais favorável na Patagônia e nos Andes meridionais. No inverno, é recomendável viajar para o norte e, no verão, aproveite para conhecer o litoral, principalmente Viña del Mar. Outono é delicioso em Santiago que também fica muito formosa no inverno, assim como toda a Região dos Lagos. Para esquiar, não tenha dúvidas, viaje no inverno.

Transportes
Chegando e Saindo
Todas as companhias aéreas que voam para o Chile chegam, principalmente, ao aeroporto internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, na cidade de Santiago, capital do país. É considerado o melhor aeroporto da América Latina. As empresas TurBus e CentroPuerto oferecem a cada meia hora, entre 5h30 e 0h um serviço de ônibus que sai do aeroporto e vai até o centro da cidade em uma viagem de cerca de 30 minutos. Também existem táxis e vans que fazem o deslocamento.

De avião, do Brasil para o Chile, as principais companhias são as brasileiras TAM (http://www.tam.com.br) e Gol (http://www.voegol.com.br), a chilena LAN (http://www.lan.com), a argentina Aerolineas Argentinas (http://www.aerolineas.com) e a uruguaia Pluna (http://www.flypluna.com). De ônibus, a principal opção que atende as principais cidades do Brasil é a Pluma (http://www.pluma.com.br).



Pesquise Preços



Outras empresas de transporte rodoviário e ferroviário no Chile que fazem trajetos internos no país :
Buses Fernandez  http://www.busesfernandez.com
Buses Lit  http://www.lit.cl
Buses Pacheco  http://www.busespacheco.com
Buses Tas Choapa  http://www.taschoapa.cl
Buses Terrapuerto Los Heróes  http://www.terrapuertolosheroes.co.cl
Pulman Bus  http://www.pullman.cl
TurBus  http://www.turbus.cl


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?