Tirando o passaporte

O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada.
Veja passo a passo como tirar passaporte neste site. Aqui você terá todas as informações necessárias para tirar seu passaporte. Verifique os documentos necessários, embaixadas, vacinas para determinados países para tirar seu passaporte e opções de estudo e trabalho no exterior. Não deixe de acessar a sessão sobre renovação de passaporte e de emissão de passaporte para menores.
Tirar seu passaporte.

 

Tirar visto Americano?

Informações detalhadas sobre como solicitar um visto de não-imigrante para os Estados Unidos.
Tirar visto americano.

 

Estudar no Exterior

Como estudar no exterior, com cursos específicos para diversas áreas como marketing, recursos humanos, negócios, direito, etc.
Saiba como estudar no exterior.

 

Trabalhar no Exterior

Trabalhar ou estagiar, adquirir novos conhecimentos, viajar e conhecer a fundo uma nova cultura.
Saiba como trabalhar no exterior.

 

Cidadania Italiana

Veja como tirar cidadania italiana e ter visto na união européia.
Saiba como tirar cidadania italiana.

 

Visto

Visto é um documento emitido por um país dando a um certo indivíduo permissão para entrar no país por um certo período de tempo e para certas finalidades. Veja tudo sobre tirar visto em diversos países.
Saiba como tirar visto

 

Nacionalidade

Veja tudo sobre tirar dupla nacionalidade.
Saiba como tirar dupla nacionalidade

 

História do Passaporte

História completa do passaporte, como surgiu e como tirar passaporte.
Saiba mais sobre história do passaporte.

 

Renovação Passaporte

O passaporte não poderá ser renovado, caso seja de interesse do cidadão, deverá se solicitado novo.

Ao identificar que a
validade de seu passaporte tenha expirado e você pode solicitar um novo.
Você não precisa esperar até o vencimento do seu atual passaporte para solicitar outro.
Para solicitar um novo passaporte, vá para a página Como tirar passaporte.

Passaporte Menores de 18 anos

Quando se tratar de menor de 18 anos, será exigida autorização de ambos os genitores ou do responsável legal, Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor, salvo nos casos de cessação de incapacidade previstos em lei.
Em caso de menor sob guarda judicial de um dos genitores, não sendo possível o comparecimento do outro, ou sua autorização no Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor, será indispensável autorização judicial. A autorização dos genitores, no formulário de autorização, poderá efetivar-se:
I - pela assinatura de ambos no formulário, na presença do servidor responsável pela conferência dos documentos;
II - comparecendo apenas um dos genitores, pela assinatura deste no formulário de autorização e:

a) pela apresentação de certidão de óbito do outro genitor;

b) pelo reconhecimento, por autenticidade, da firma do outro genitor no formulário de autorização;
c) pela assinatura do outro genitor no formulário de autorização, transmitido via fac-símile, ou mensagem eletrônica, de outra unidade do DPF ou repartição consular brasileira no exterior, conferida por servidor da unidade transmissora devidamente identificado no documento;
d) pela apresentação de procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano.

- Não sendo possível o comparecimento de nenhum dos genitores em unidade do DPF, o formulário de autorização deverá ser substituído por:


I - procuração pública específica, autorizando a
emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano;
II - procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial estrangeira, acompanhada de tradução por tradutor juramentado e devidamente consularizada, com prazo de validade não superior a um ano.

- No caso do item anterior, o menor será representado pelo procurador que deverá comparecer à unidade do DPF, juntamente com o menor.

- Os genitores, o responsável legal ou o procurador deverão comprovar a identidade mediante apresentação, em original, de quaisquer dos documentos enumerados no link “documentação necessária”.

Novo Passaporte

O novo modelo do passaporte comum do brasileiro passou a ser emitido em 2006. Com capa de cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e conta com vários ítens novos de segurança para dificultar falsificações. As mudanças implementadas seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela organização de Aviação Civil Internacional (ICAO).

Tipos do novo passaporte

- Azul: passaporte comum;
- Verde: passaporte oficial de serviço;
- Vermelho: diplomático;
- Marrom: denominado “laissez-passer”, para viagens a países que não mantém relações diplomáticas com o Brasil;
- Amarelo: para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil;
- Azul-celeste: passaporte de emergência.

Obs.: Na primeira etapa (segundo semestre de 2006) somente o modelo comum entrará em uso, sendo os demais posteriormente adotados e, até esse momento, continuarão sendo usados os atuais modelos de caderneta, com exceção para o passaporte de emergência que não existe atualmente.

Itens de segurança do novo passaporte

1. Código de barras bidimensional;
2. Fundo com microletras;
3. Fundo com impressão íris;
4. Fundo com impressão invisível;
5. Impressão intaglio com imagem latente;
6. Impressão intaglio com tinta ovi (óticamente variável);
7. Laminado de segurança - proteção dos dados;
8. Marca d’água posicionada mould made;
9. Papel com fibras visíveis e invisíveis;
10. Papel com fio de segurança;
11. Papel reativo a produtos químicos;
12. Tintas sensíveis à abrasão e a solventes;
13. Fio de costura luminescente bicolor;
14. Perfuração cônica a laser;
15. Costura das páginas com arremate;
16. Paginação em filigrana eletrotipo.

Obs.: Quando o requerente do passaporte for identificado no DPF serão colhidos seus dados biométricos: suas impressões digitais, a fotografia digital e a assinatura digitalizada. Esses dados serão armazenados no banco de dados da Polícia Federal, e a foto será inserida na banda óptica bidimensional existente na página dos dados variáveis do novo
passaporte, podendo ser lido por máquinas especiais, existentes nos pontos de checagem migratória no Brasil e no exterior.

Sistema de controle

O projeto do novo passaporte compreende, além da instituição de uma nova caderneta de viagem, um sistema de controle completo a ser instalado em todos os portos, aeroportos e pontos de fronteira. Este sistema contará com leitura mecânica desses documentos na fiscalização do tráfego internacional. O projeto de instalação do novo Sistema de Controle e da substituição do antigo modelo de passaporte pelo novo foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores, o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e da Casa da Moeda do Brasil.
Seguro e moderno o novo passaporte brasileiro proporciona agilidade, praticidade e conforto aos cidadãos brasileiros. A tecnologia de ponta utilizada neste projeto oferece excelente proteção contra tentivas de adulteração ou falsificação.

Marca d'agua

Ao colocar a página contra a luz obtém-se a visualização das Armas da República, da palavra "Brasil" e da numeração de página em eletrotipo.

Fio de segurança

Inserido na massa do papel, com 1,3mm de largura, contém a bandeira nacional brasileira estilizada e em suas cores originais, intercalando posição com a palavra "Brasil" que se apresenta alternadamente espelhada.

Linha de Costura

Composta por três fios de alta qualidade, sendo um fio na cor verde e dois na cor amarela, estes últimos com luminescência vermelha sob a ação de raios ultravioleta.

Fundo invisível

Apresenta as Armas da República, a numeração de página e uma faixa com o texto "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL" com luminescência vermelha sob a ação de raios ultravioleta.

Fundos especiais

Fundos em íris, numismáticos com fragmentos do texto "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL" e desenho estilizado da bandeira nacional brasileira, microletras positivas e negativas, Armas de República, padrão geométrico de rosáceas e guilhoches.

Imagem latente

Ao colocar a caderneta na altura dos olhos, na posição horizontal e sob uma fonte de luz, obtém-se a visualização da palavra "BRASIL" dentro da tarja calcográfica composta pela bandeira nacional brasileira estilizada.

Tinta opticamente variável

Ao mudar o ângulo de visualização, obtém-se a variação de cor do magenta para o verde no retângulo que contém o vazamento da sigla "BRA".

Perfuração a laser

Com furos cônicos e código alfanumérico com duas letras e seis algarismos.

Página de identificação

Diagramada conforme documento 9303 da norma ICAO, contendo dados variáveis de personalização, foto colorida e códigos de barra tipo OCR e bidimensional com dados biométricos e biográficos do titular da caderneta, protegidos por laminado de segurança

Laminado de segurança

Película holográfica transparente que protege os dados variáveis, adesivada a quente, apresentando as Armas da República, o mapa do Brasil, a palavra "BRASIL" e a sigla "BRA".
Para maiores informações: 55 61 3311-8410 ou acesse o site: http://www.dpf.gov.br

Extravio, Perda e Roubo de Passaporte

O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:

“Art. 2º Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.


AArt. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso.”


Nas situações acima elencadas o titular do passaporte deverá comparecer a unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?