Sul da Patagônia - Parte I

Ainda existem lugares na Terra onde é possível ver em 360° e achar-se sozinho com a natureza. Na Patagônia Sul você poderá fazer trekking, avistamento de aves, caiaque, montanhismo, escalada, caminhadas em gelo, ciclismo, cavalgadas, avistar baleias e um sem-fim de atividades orientadas a viajantes inquietos como você.

A alta latitude em que se encontram estas terras permite que exista uma luz diferente, cheia de contrastes, cores e formas. Venha surpreender-se com os amanheceres e entardeceres no Parque Nacional Torres del Paine, onde as montanhas se tingem de vermelho e poderá observar de perto condores, raposas, guanacos, ñandúes e pumas. Não deixe de fazer trekking em alguma das suas trilhas que são as mais valorizadas na Patagônia. Travessia a pé que deve completar no circuito Dentes de Navarino, o trekking mais austral do mundo, localizado na mítica Terra do Fogo.

Navegue pelos fiordes, canais e pelo Estreito de Magalhães, desfrutando da presença imponente e milenária de centos de glaciares. Aqui também poderá ver enormes colônias de pingüins e navegar perto de golfinhos, orcas e baleias-corcundas. No Parque Marino Francisco Coloane se reúnem mais de cem destas baleias, e é o único lugar do hemisfério sul onde se alimentam fora do continente branco.

Chegue até Cabo de Hornos, o ponto mais austral do continente, o continue mais além até chegar à Antártica,um tesouro cientifico que você não pode deixar de visitar.

Lugares destacados no Sul da Patagônia

Puerto Natales

Localizado na beira do canal Señoret, Puerto Natales foi o centro do esplendor da criança de gado de começos do século XX e durante anos não foi mais que um lugar de passo para as expedições ao Parque Nacional Torres del Paine. Hoje em dia o panorama é muito diferente e você se surpreenderá de encontrar-se com viajantes de todas as partes do mundo desfrutando de um sem-fim de atividades ao ar livre, aventuras e excursões que se complementam com o encanto deste pequeno centro urbano onde abunda a boa gastronomia e uma hoteleira de excelente nível.

Percorra suas coloridas veredas que oferecem de tudo para o turista: roupa e produtos para esportes ao ar livre, passeios de caiaque, aluguel de bicicletas e numerosas lojas de souvenires. Caminhe pela beira do canal Señoret, sempre com a companhia do vento, onde você poderá ver cisnes-de-pescoço-preto e desfrutar de impressionantes entardeceres de céus vermelhos.

A somente 24 km da cidade se encontra a Caverna do Milodon, que impressiona por seu tamanho e por sua história. O interesse cientifico no lugar data do ano 1896, quando foram descobertos pele, ossos e outros restos de um animal extinto: o Milodon. Um enorme herbívoro parente do preguiçoso, que se extinguiu faz mais de 10 mil anos.

Navegue pelo fiorde Última Esperanza, porta de entrada ao Parque Nacional Bernardo O’Higgins, onde poderá conhecer os glaciares Balmaceda e Serrano. Uma boa idéia é subir num bote-zodiac e navegar rio arriba o Serrano, uma forma diferente de aceder ao Parque Nacional Torres Del Paine.

Se você quer desfrutar de uma vista ainda mais impressionante de Puerto Natales, suba ao morro Dorotea, de 800 mt. Desde esse ponto é possível observar a cidade, o fiorde, os cordões montanhosos, e a estepe patagônica que se estende à Argentina. Se você tem sorte, no cume poderá ver o vôo majestoso do condor, que aninha nas paredes verticais do morro.

Caverna do Milodon











Terra do Fogo (Terra del Fogo)













Você poderá conhecer navegando o lugar que Hernando de Magalhães descobriu e batizou como Terra do Fogo, por causa dor fogaréus dos indígenas selk’nam.
Mire com atenção as empinadas ladeiras, sobre as planícies onde os guanacos e cavalos selvagens correm livres e vera solitários condores pairando sobre a Cordilheira de Darwin.
Visite Porvenir e conheça a história dos antigos habitantes e dos colonos que se arriscaram a trabalhar neste extremo do planeta. No Museu Fernando Cordero Rusque, você poderá ver interessantes mostras de fauna da Terra do Fogo, de arqueologia e de antropologia, assim como relatos da história da exploração do oro neste canto do Chile. Destaca sua mundialmente reconhecida mostra fotográfica dos selk’nam.
Você gostaria de receber um prêmio por caminhar? Os lagos Fagnano e Deseado são bons descansos nas caminhadas que se realizam nestes lugares virgens e oferecem impressionantes peças aos amantes da pesca com mosca.
Os tours por fazendas e antigas instalações que ainda existem nas proximidades vão lhe dar uma idéia da vida neste extremo do planeta.
Cruzeiros que vão a Puerto Williams y Cabo de Hornos Puerto Williams e a Cabo de Hornos internam-se nos canais e fiordes fueguinos, percorrendo espetaculares paisagens e navegando muitas vezes entre blocos de gelo.
Puerto Williams, na ilha Navarino, é o povoado mais austral do mundo. Visite o museu Padre Martin Gusinde que retrata a vida dos yámanas, povoado originário de Terra do Fogo.
Em Cabo de Hornos, não deixe de realizar o circuito Dentes de Navarino, a trilha de trekking mais austral do mundo.


Puerto Williams y cabo de Hornos













Estreito de Magalhaẽs











Os relatos dos valentes que habitam e habitaram Magalhães cobram vida em Forte Bulnes, reconstrução histórica do forte onde Chile estabeleceu o primeiro povoado patagônico e tomou posse do estreito e dos arredores em 1843. Perto do forte você encontrará a localidade chamada Porto Hambre, onde os conquistadores espanhóis tentaram sem sucesso estabelecer um assentamento.

Se você quer companhia, viaje a conhecer a rica avifauna de Ilha Magdalena (Monumento Natural que está dentro do Estreito de Magalhaẽs a 31 km de Punta Arenas), onde habita a maior colônia de pingüins de Magalhães no Chile e que podem ser vistos desde outubro a março. Navegue no único sitio do hemisfério sul onde se alimentam baleias-corcundas fora da Antártica: O Parque Marino Francisco Coloane.

Ilumine-se com o centenário farol San Isidro, um dos oito bastiões que impedem o naufrágio e orientam aos navegantes do estreito. O lugar conta com uma cômoda hospedaria desde a qual você pode iniciar ascenso ao Monte Tarn, descrito pelo aventureiro e científico Charles Darwin. Navegue em caiaque, também desde San Isidro, pelas costas onde faz alguns anos trabalhavam os baleeiros, que hoje em dia estão retirados dessas águas nas quais rege a moratória de caça.

Ponha a prova seus sapatos de trekking nas trilhas da Península de Brunswick até o cabo Froward, cujo extremo marca o ultimo ponto do continente americano. Sobre ele se alça a Cruz dos Mares, à qual se acede numa caminhada de 42 quilômetros entre praias, matas, pântanos e solitárias paisagens de montanha.

Punta Arenas











Parque Nacional Torres del Paine ( O mais lindo)












O principal atrativo deste Parque Nacional e Reserva da Biosfera, são suas famosas montanhas, que com certeza você tem visto retratadas em centos de postais. Mas também você se surpreenderá com seus circuitos de trekking que atravessam matas, morros, quedas de água e lagos, com vistas privilegiadas ao manto branco de Campos de Gelo Sul.

Desfruta das 17 horas de luz que te acompanham no verão e não perca o amanhecer, quando os cornos do maciço Torres Del Paine se tingem de cores que vão desde roxo a vermelho. Navegue pelo lago Grey até chegar ao glaciar do mesmo nome e admire este bloco de gelo; ou reme em caiaque entre enormes tímpanos de cores azuis e brancas.

Embora as melhores paisagens sejam as que requerem maior esforço para chegar a elas, você também pode percorres grande parte dos pontos principais viajando de carro, já que neste parque existem 97 km que percorrem paisagens que vão desde a estepe até as matas. Opção perfeita para combinar com caminhadas curtas e um bom descanso em sua variada oferta de hospedagens, que vai desde hotéis cinco estrelas e excelentes refúgios ate campings muito cômodos. Inclusive você pode optar pelo “glamping”, que consistem em acampar ao ar livre, mas com as comodidades e detalhes de um bom hotel.

A possibilidade de fotografar animais de perto é outro dos grandes atrativos do parque. A fauna, que não se sente ameaçada pela presença de pessoas, não foge e permite tirar fotografias a escassos metros de distância de guanacos, ñandúes, raposas, huemules e se você tiver muita sorte, pumas.



Antártica












A Antártica chilena está localizada a 1.250 km ao sul de Punta Arenas (990 km do extremo sul do Chile continental) e abrange uma superfície de um milhão 250 mil km². O turismo se consolidou graças a viagens programadas, seja por navegações que incluem Puerto Williams, Cabo de Hornos e o Mar de Drake, seja por ar desde Punta Arenas, com a opção de combinar com um cruzeiro para percorrer os principais atrativos antárticos. O vôo cruzando o Mar de Drake demora pouco menos de duas horas, e aterriza na Base Frei na ilha Rey Jorge (ilhas Shetland Del Sur)

Do lado da Base Frei você encontrará Vila Las Estrellas, o povoado chileno na Antártica, onde sua visita não passara despercebida. Aquele reduto chileno tem como máximo 150 pessoas vivendo nele em temporada estival. Lá as crianças assistem à escola, há um hospital, um banco, um supermercado, escritório de correio, igreja, biblioteca pública, telefone publico, estação de rádio FM e TV aberta

Você também poderá visitar Bellingshausen, uma base russa muito próxima à chilena, onde você poderá aprender um pouco sobre o trabalho cientifico que se faz na Antártica, em campos como a glaciologia, ou estudos mais recentes relativos às auroras polares.

Se você quer afastar-se das pessoas, maravilhe-se com o verdadeiro tesouro ecológico que reúne baleias, orcas, focas de Wedell, pingüins (papua, adelia, antártico, rei e imperador), elefantes marinhos, lobo fino antártico e aves como o albatroz, petrel e a pomba antártica.

Um tesouro cientifico e ecológico que encanta de igual forma a científicos, exploradores e viajantes.

 
Como chegar na Patagônia

DE AVIÃO:  A Punta Arenas: o aeroporto Carlos Ibáñez Del Campo recebe vôos diários desde Santiago (4 horas e 15 min., dependendo das escadas) e desde Puerto Montt.
A Puerto Williams: desde Punta Arenas há freqüências diárias (1 hora y 15 min.).
A Porvenir (Terra do Fogo): vôos diários desde Punta Arenas (15 min.).
À Antártica Chilena: desde Punta Arenas à base Presidente Frei, na ilha San Jorge (4 horas). As freqüências dependem das condições climáticas.

DE CARRO A Punta Arenas e a outros lugares da Patagônia Sul é possível aceder pela Argentina, através de cinco passos fronteiriços. Existem empresas de transporte regular terrestre que realizam o percorrido entre Osorno e Punta Arenas, com um tempo de viagem de 36 horas aproximadamente atravessando o território argentino.
A Puerto Natales: pela rota 9 norte, a 241 km ao noroeste de Punta Arenas. Desde essa cidade há serviço de ônibus, aluguel de carros e transfers (4 horas aproximadamente). Também desde a Argentina pelos passos fronteiriços.


Dicas:

Cultura patagona: A Patagônia alberga uma fascinante cultura rural. Viva a experiência visitando as fazendas da zona. Gaúchos, mate, cordeiro assado no pau, amanse de cavalos, festas tradicionais com exibições de monta de cavalo e corridas ao estilo chileno.

Luz por muitas horas: Em pleno verão (de dezembro a março) os dias são muito longos, com aproximadamente 17 horas de luz que permitem ficar calmo e desfrutar melhor dos dias.

As quatro estações: A pesar da latitude, as estações do ano são bastante marcadas e oferecem cores e matizes diferentes todo o ano. No inverno predomina a neve e -a pesar do frio e da menor quantidade de horas de luz- o clima é mais estável porque o vento diminui. Tem a vantagem de oferecer um turismo mais tranqüilo, melhores preços e uma hotelaria trabalhando em forma regular.

Clima imprevisível: O clima muda tanto que várias vezes num mesmo dia você pode experimentar chuva, sol, granizo, frio, calor ou lufadas de vento de até 100 km/h. A boa notícia é que estas mudanças permanentes asseguram aventuras e imagens únicas.

Que levar? Sugerimos que você vá preparado para o frio para o calor e para a chuva. É indispensável levar sapatos para caminhada, casaca impermeável, roupa de abrigo, chapéu para o sol, gorro para o frio, protetor solar e repelente para mosquitos.





Leia também a Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?