Mitos e Verdades sobre a China

Boa tarde pessoal, 
Tava lendo esse texto Youxiwang que morou na China por 25 anos e achei bem interessante compartilhar aqui no blog. Alguns mitos e verdades sobre a China.






Mito: O povo chinês come cobras, escorpiões, grilos e 1001 coisas...
Verdade: Parcialmente errado. Porque a maioria não, e eu nunca tinha comido um desses bichos feios, nem muitos que eu conheço tinham. Chineses também acham esquisito. Parcialmente errado porque, em algumas grandes cidades, tem rua vendendo essas coisas, principalmente para os turistas. Pequim tem uma, bem famosa, quase todos os jornalistas que estevem na China já foram lá, é por isso até você ouviu falar. Algumas províncias e cidades chinesas têm o hábito de comer uma grande variedade de “delicias”, como Guangdong, diz que "Come tudo com duas asas menos avião, come tudo com quatro pernas menos mesa". A China sofre de guerra e da fome com muita frequência durante seus 5000 anos da história, e afim de sobreviver a civilização é forçada aprender fazer comida mais deliciosa com menos material, que virou a arte depois, naturalmente. Mas é justo falar que os brasileiros comem macacos, só porque uma parte do seu povo, os índios, comem?


Mito: Todos os chineses odiam controle de natalidade.
Verdade: Totalmente errado. Se existir alguém que não gosta da política de controle de natalidade, deve ser a minha geração da década 70, que quase não nasceu em função desta política, rsrsrs… A população de 1,3 bilhões é uma carga tão pesada para saúde, educação, emprego, nem a China nem qualquer país em nosso planeta pode suportar. A China tem apenas 7% das terras aráveis do mundo, mas tem que alimentar 20% da população mundial. Após 20 anos da implementação do planejamento, na China nasceram 300 milhões de pessoas menos, equivalente a população de dois Brasil. A maioria das pessoas na China está ciente dos efeitos negativos da população gigantesca e apoia a política de controle, sem falar que o custo de criar crianças está também subindo com uma velocidade surpreendente. A prova concreta é que uma recente pesquisa revela que entre os qualificados que têm possibilidade de ter 2 filhos, conforme os termos de exceção da lei, 90,1% decidiu continuar com um filho, apenas 4,4% quer dois.


Mito: Na China todo mundo anda de bicicleta.
Verdade: Errado parcialmente. Isso era uma imagem quase 15 anos atrás e era uma imagem apenas de Pequim, outras cidades não eram e não são o caso. A maioria dos brasileiros não têm contato suficiente com a China e apenas algumas imagens no TV também não deixam a impressão significativa, por isso 15 anos depois o povo brasileiro ainda mante essa imagem desatualizada da China. Vamos falar de Pequim de que parece todo mundo está “familiarizado”: actualmente Pequim conta com mais de 3,13 milhões de veículos e pelo menos 14 milhões de passageiros por dia utilizando transportes públicos. Muitas pessoas continuam a andar de bicicleta para o trabalho, mas agora o que é realmente impressionante é a maré dos carros, mesmo jeito como em São Paulo, você paga caro para “curtir” poluíção e congestionamentos de transito.


Mito: Todo mundo na China usa chapeu de palha (tipo triângulo).
Verdade: Absurdo. Não acredito que ainda têm muitas pessoas pensam assim. Temos que saber, isso era a imagem dos camponeses no campo de arroz no sul da China há 200 anos! Isso é tão absurdo como fosse imaginando o Brasil hoje só de mulata de biquini... Hoje se você insiste em ir para a China, usando esse tipo de chapeu, não posso deixar de admirar a sua imaginação da época do D. Pedro II.


Mito: O idioma chinês é muito difícil, mais que grego.
Verdade: 70% errado e 30% dependendo da sua determinação. Sim, chinês e idioma ocidental não têm nada em comum, pior ainda se pensar o conjunto assustador de mais de 8.000 caracteres chineses (não é a palavra, a palavra é formada por um ou varios caracteres. “Kenji” em japonês tem origem em caracteres antigos da China). Mas ao mesmo tempo o chinês também é surpreendentemente simples: sem mudança de tempo, conjugação e etc. nos requisitos da gramática, com maior flexibilidade do mundo. Para diálogo dia-a-dia você só precisa ter 1.500 a 2.000 caracteres. Difícil? Me fale que existe brasileiro que não memoriza 1500 ~ 2000 palavras? Outra vantagem: 90% das palavras são de uma sílaba ou duas, por isso você ouve o povo chinês fala extremamente rápido, até eu fiz uma comparação, no caso de tradução, chinês é 30% mais rápido do que português, talvez no mundo só o povo chinês consegue, em 1 segundo, contar números de 1 a 10. Também por causa do que o idioma chines é ideográfico, leitura para nós é muito fácil e rápida: não sei, ao abrir um jornal, quando tempo você precisa para ter uma noção básica de todos os artigos, no meu caso (um cidadão sem treinamento especial) apenas 30 segundos. Evidentemente, o chinês escrito é mais difícil, até leva mais de 10 anos para próprio chinês aprefeiçoar. Mas se você sabe que existem mais de 100 milhões de pessoas que estão aprendendo chinês, você não terá pouco mais auto-confiança? Outro grande motivo para aprender chinês: A China é a única do mundo com 5000 anos de civilização sem interrompimento. Você sabe que hoje, a Índia, o Egito e o Iraq que não têm mais o link com seu passado (línguas, culturas e religiões milenares), mudou tudo. Mas a China não é o caso, por milhares de anos a China tem mantido a integração do seu território e a cultura. Hoje, se quiser, a gente pode ler e compreender o texto dos nossos antepassados, como fosse o autor ainda estivesse diante de nós. A sabedoria chinesa definiu a separação entre o texto e a pronúncia, perservando o espírito intacto do texto.


Mito: Todas as coisas na China são mais baratas.
Verdade: 90% correto, mas 10% das coisas são de preços ridículos. Em 2007, da China, o PIB per capita é de 8.863 dólares (PPP), e dentro de grandes cidades como Pequim, Xangai e Shenzhen, não tem como encontrar mais um apartamento de menos R$5.000 por metro quadrado!


Mito: A China é longe de mais, mais de 30 horas para chegar lá de avião.
Verdade: Me parece a minha mãe não pensa assim. Na minha infância a minha mãe já me alertou que não podia cavar muito profundo na terra, senão, ia sair do outro lado do planeta pelos Estados Unidos, quer dizer, o Brasil. Bem-vindos à China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?