Fazendo o Roteiro

Esse artigo vai da bastante trabalho pra escrever mas vamos lá. Muitas pessoas querem viajar, metem a mochila nas costas e o dedo no mapa, pegam o primeiro hostel, pousada ou hotel que acham no Google, reserva (as vezes nem isso) e comprar a passagem e vai embora. Funciona? Pô sei la, mochileiro de verdade não faz isso. Risco de mais. Sem planejamento não da galera, não da! Ainda mais se você trabalha que nem um filho da mãe pra juntar uma graninha pra tirar suas férias e juntar real por real, pode ter certeza que dessa forma vcs vão gastar mto. Então vamos lá, prometo que vou tentar ser rápida e objetiva.

1º passo:

Começando então, vc sabe pra onde quer ir? Se sim blza, se não fudeu! Hehehe
Supondo que vc saiba pra onde quer ir e quer começar logo a escrever seu roteiro. Olha já viajei por muitos lugares e te digo que viajar pra fora (dependendo onde) ta saindo mais barato que viajar pelo Brasil. É impressionante isso mas é a realidade. Tenha idéia disso. Então o primeiro a fazer é ler, ler, ler e muito sobre o lugar que pretende ir. Cada informação é muito importante, anote as em algum papel, salve no PC. Leia artigos em revistas, jornais, artigos no nosso amigo Google e o que ajuda bastante tbm é trocar uma idéia com quem já foi por la. Feito isso, blza bom começo! Next step.


2º Passo:

Agora vc já sabe seu destino, ou seus destinos, comece a traçar o roteiro de viagem. Onde quer partir e onde finalizar, dentre um ponto a outro faça uma reta passando pelas cidades. O Google maps é ótimo pra ajudar nisso. Tente fazer roteiros de maneira que o custo (transporte) seja baixo, quanto mais economia melhor. Vc ainda tem que analisar fatores como melhor data de saída, melhor caminho a percorrer, lugares interessantes para visitar, etc. Se for de avião pra algum canto, é bom ficar de olho nas passagens aéreas promocionais. Se conseguir, vc é um sortudo e já começa bem. Aproveite essa data e já marque suas férias de preferência algum dia que no final vc consiga emendar com algum feriado, é bom que vc ganha ai uns dias extras neh?


3º Passo:

Beleza, 3º passo lets continue! Vc já traçou as cidades do começo ao fim? ( vou deixar uma foto aqui no final como exemplo disso, de um mochilão que eu fiz na nova Zelândia, vcs vão ter uma idéia melhor). Vc então já sabe todas as cidades que quer passar, e já leu sobre elas pq vc já passou pelo 1º passo certo?

Então já tenha ai em mente o que quer fazer, onde quer visitar, que tipo de atrações quer ir. Anote isso no papel escreve o nome de cada cidade e crie um primeiro tópico pra ela, “Atrações” escreva-as e pesquise informações sobre cada atividade.
Depois disso vc vai analisar o tempo de deslocamento entre uma cidade e outra. Vá novamente no nosso amigo Google maps e veja a distancia em km (ele da Tb o tempo de carro isso é bom anotar só pra ter uma idéia) Se vc for de ônibus é bom dobrar o tempo pra ter uma idéia mais real do tempo que levará até o próximo destino.
Ponha isso ao ladinho do nome de cada cidade.
Ex.
 Destino 1.  Rio de Janeiro (150km/1h 30m carro)
(tópicos abaixo sobre o rio)

Destino 2. Cabo Frio (30km/30m carro) -> ( essas inf. É sempre sobre o km e tempo do próximo destino)


4º Passo:

Roteiro pronto! Atividades escolhidas! Agora é hora de pesquisar as opções de hospedagem, alimentação (além é claro de baladas, compras, etc.).
A maioria dos mochileiros ficam em Hostels (albergues) pois são muito mais baratos do que os Hotéis. Se você é optar pelos Hostels tenha que saber q vc tem que saber viver com o agito da galera, entra e sai nos quartos, limpeza, dividir os banheiros e etc.

Quando for escolher os quartos escolha quartos com poucas cama 6 no máximo. Lembro de quando fui pra Stockholm na Suécia e fiquei num hostel dividindo quarto com mais 13! Cara, foi foda! Galera acordando cedão de manha, barulho de porta, e vc la, querendo dormi com mo ressaca e neguin fazendo barulho. Fazer o que não rola reclamar pois foi o mais barato custando 30 euros por noite. De qualquer forma, vale a pena optar pelo albergue vc economiza mto na estadia e ainda pode fazer sua comidinha nas cozinhas comunitárias o que economiza pacas. Comer fora é só uma vez ou outra, mas é claro isso depende de quanto vc ta querendo gastar. Lugares como na America do sul em geral vc pode se da o luxo de comer fora pois nossa moeda vale mais e comida é bem barata (não tente fazer isso na Europa, vc vai a falência cedo cedo rsrs).

Uma coisa interessante em relação às dicas de compras: algumas pessoas colocam endereços de lugares para compras, indicando como sendo uma verdadeira pechincha, mas é importante ter cuidado, pois muitas vezes a pechincha é em relação ao padrão daquela determinada pessoa. O mesmo acontece com restaurantes, baladas, etc. Cada um tem seu gosto, o que pode ser bom pra mim não é pra vc. Mas vale a pena experimentar primeiro neh?


5º Passo:

Com o roteiro, as atividades e o tempo necessário para a viagem previamente anotados, é possível definir quais os meios de transporte ideais.
Aqui tudo começa a se afunilar, pois definir os meios de transporte tem que levar em conta vários fatores, como por exemplo:
- tempo total das férias;
- recursos financeiros disponíveis;
- necessidade, ou não, de agilidade entre destinos;
- nível de exigência do viajante;
- dificuldades ou barreiras naturais do trajeto;
- opções de transporte disponíveis.
- horários ideais;

Dependendo do(s) destino(s) é possível montar um mix com vários tipos de transporte, para otimizar o tempo e diminuir o cansaço.

6º Passo:

Como vc já leu bastante, sobre as cidades, transporte e atividades vc saberá em media quanto vai gastar em cada coisa que fizer. Então vamos as contas! Aqui vc vai começar a fazer uma estimativa de custos ( é sempre bom no valor final vc acrescentar 10-15% do valor final em caso de emergências ou mudança de preços, taxas e etc).

Antes de tudo, nesse dia vc tem que ta calminho com muita paciência pq é um saquinho fazer isso, hehehe. Faça uma planinha, isso ajuda muito na organização e vc poderá mudar facilmente se precisar (estarei deixando aqui no posto um exemplo de custo de uma viagem pela America do sul). Nessa planilha vc poe os valores de passagens, numero de diária, valor aprox. das refeições, ingressos, passeios, gastos extras.


7º Passo:

Todo o planejamento pode ir por água a baixo se não forem levados em consideração algumas coisas importantes:
- O local de destino exige passaporte, ou algum seguro em especial?
- É preciso tomar algum tipo de vacina?
- Qual o tipo de roupa ideal para o lugar/época onde vou?
- É necessário levar algum tipo de equipamento (barraca, saco de dormir, fogareiro...)?
- A cultura do lugar é muito diferente da minha?
Ter conhecimento da língua ajuda bastante, se não souber ande com uns livrinhos desses básico de turistas com frases prontas.
 
Galera esse aqui é um guiazinho bem básico mas que funciona legal se vc seguir certinho. Minha sugestão é que vcs detalhem o Maximo possível o que quer fazer, onde ir, arranje seu mapinha de cada cidade. Bem, eu gosto de detalhar tudinho pq é normal a gente se perder então o nível de detalhamento ajuda as vzs. Faça uma apostilazinha e a leve com vc.

Ah uma coisa que a gelera que escreve relatos sobre viagens as vzs não falam é que é bom vc sempre ter alguns telefones úteis de cada cidade, como policia, embaixada, hospital e etc. Nunca se sabe o que pode acontecer então...

Espero que tenham gostado, levei um tempinho pra escrever isso pra passar pra vcs. Conto com os comentários de vcs, sugestões e tudo mais.

C yah


Download da planilha de custos



Exemplo de rota pelas cidades (use o google maps, quando fiz esse não usei esse recurso foi mais para ter uma base de canto a canto)

Leia também meu outro artigo, um guia rápido de planejamento. Pode ser que te ajude.
Clique aqui!

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto mochileira, mas deixa eu te perguntar uma coisa, voce colocou uma planilha de custas. Quando foi essa viagem e quanto custava as moeda convertida pra real, voce lembra?
    att.
    Charlie.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não lembro amigo. Vou ficar te devendo essa. Proxima vez bota cotacao da epoca. Vlw.

    ResponderExcluir

Não achou o que queria?