Turquia - Goreme

Nossa gente, queria pedir mil desculpas para nossos leitores. Andem um bom tempo sem postar nada aqui mas realmente o TEMPO anda muito apertado. Mas prometo a vocês que vou fazer o máximo para continuar postando aqui sempre que possível. Então depois de um certo break aqui, pesquisei um pouco sobre destinos diferentes e achei muito interessante Goreme, na Turquia. Um lugar muito pouco comentado mas acho que vale apena mostrar aqui para vocês um pouco desse lugar. Quem sabe alguém não inclui num roteiro asiático. =)



Descoberta pouco a pouco pelo turismo internacional depois de ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, Goreme recebe gente do mundo inteiro que vai até lá especialmente para ver as inusitadas formações rochosas e conhecer suas incríveis cavernas. Como as rochas de Goreme, de formação calcárea, são macias, puderam ser facilmente escavadas e usadas para os mais diversos fins.
Algumas das cavernas de Goreme ainda servem de moradia para a população local, enquanto outras foram transformadas em lojas e em curiosos e confortáveis hotéis.

As igrejas trogloditas de Goreme

Como Goreme fica na Capadócia, uma região de forte tradição cristã desde os primeiros tempos do Cristianismo, diversas de suas cavernas foram escavadas por monges, que construíram igrejas em seu interior, com paredes e tetos pintados com iimagens sacras. Quando Goreme esteve em seu apogeu, elas eram tão numerosas que dizia-se haver uma para cada dia do ano.
Muitas das pinturas murais das igrejas remanescentes estão em ótimo estado de conservação. Por isso, as igrejas de Goreme são verdadeiros tesouros de arte bizantina.
Sobrevoar Goreme de balão: uma experiência inesquecível
Um modo original e emocionante de ver Goreme e suas cavernas é sobrevoá-las a bordo de um balão. Com o incremento do turismo, o balonismo se desenvolveu de modo espetacular em Goreme. Alguns dos balões utilizados são enormes, com capacidade para trinta ou mais pessoas, e levantam vôo ao lado das torres de pedra, quase roçando nelas.

Vários balões levantam voo quase ao mesmo tempo, ao amanhecer, a hora mais fresca do dia. Isso implica em acordar de madrugada, mas vale a pena. Do alto se tem uma vista panorâmica sem igual e vê-se todo o conjunto de cavernas de Goreme.

Derinkuyu e Kaymakli

A Capadócia apresenta outras curiosidades. Como a região era palco de freqüentes invasões, seus antigos habitantes inventaram uma maneira sui generis de se proteger: cavaram cidades subterrâneas, como Derinkuyu e Kaymakli, verdadeiros "formigueiros" que permitiam a seus habitantes simplesmente desaparecer debaixo da terra.

Como ir a Goreme

O mais fácil é tomar um avião de Istambul até Ankara, a capital da Turquia. De Ankara há excursões e transportes até Goreme.
Uma boa opção é alugar um carro em Ankara. A estrada é toda asfaltada, mas seja cuidadoso: os turcos não são cuidadosos ao volante.
Não se surpreenda ao cruzar na estrada entre Ankara e Goreme com uma grande planície branca. Não é neve: é sal. Um antigo lago salgado praticamente seco.
A melhor época para visitar Goreme
Procure ir em maio, junho ou setembro. A segunda opção seria julho ou agosto, embora faça calor e seja alta estação. Não vá nos demais meses.
Uma dica: Passear em Goreme à noite sob a lua cheia é como viajar a outro planeta. O efeito das rochas nuas e brancas contra o céu é único.




Um comentário:

  1. Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade. Pagamos 30 euros por PayPal pelo trabalho (um post sobre aluguel de temporada)

    Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail: tatiana.segala@gmail.com

    Abraços,

    Taty

    ResponderExcluir

Não achou o que queria?