Cruzeiros marítimos

Nunca postei nada aqui no blog sobre cruzeiros, então resolvi pesquisar um pouquinho sobre como é uma viagem de cruzeiro. É um resumão mais pra ter uma idéia legal. Sugestões, postem ai =)

Como são as cabines de um cruzeiro: existem vários níveis de cabine a bordo. Os preços sobem conforme aumentam os tamanhos das opções e também dos benefícios. Para escolher a cabine mais adequada ao seu orçamento e à sua necessidade, dê uma olhada na planta do navio junto ao seu agente de viagens. 

 Descontos para comprar um cruzeiro: quem compra antes paga menos não só porque consegue vagas nas cabines mais baratas, mas porque tem direito a promoções especiais. 

 Minicruzeiros: são viagens de três ou quatro noites. É uma ótima alternativa para quem nunca viajou de navio e quer ter uma amostra da experiência, sem risco de enjoar. 

 Taxa portuária: ela não está incluída no preço do cruzeiro e varia de acordo com o número de noites e os portos visitados ao longo do cruzeiro. Deve ser paga ao agente de viagens.  

 O que levar na bagagem de mão: vale a pena ter um biquíni ou os objetos mais urgentes à mão porque sua bagagem pode demorar um pouco para chegar à cabine. Se ela tiver o formato de uma mochila, pode ser reutilizada durante os passeios realizados nas cidades em que o navio para.

 Que tipo de calçado levar num cruzeiro: os calçados devem ser muito confortáveis para circular pelo navio. E os sapatos com sola de borracha evitam escorregões nos deques.

Dinheiro no navio de cruzeiro: cartão de crédito internacional ou dólares: a moeda oficial do navio é o dólar. Mas não precisa rechear o bolso de notas o tempo todo. No início da viagem, você recebe um cartão magnético no qual serão armazenados todos os seus gastos. Para isso, é preciso, logo no início da viagem, apresentar o seu cartão de crédito internacional ou fazer um depósito caução em dólares.

Documentos necessários para fazer um cruzeiro: nos cruzeiros pelo Brasil e naqueles que param na Argentina e no Uruguai, basta embarcar com a carteira de identidade original. Já quem for viajar para outros mares estrangeiros precisa levar passaporte. E também precisa se informar se o país de destino exige visto para brasileiros. As regras também valem para os menores de idade, que ainda devem portar autorização especial dos pais se estiverem desacompanhados. 

Que roupa usar num cruzeiro: apenas a noite do comandante exige um traje mais formal, como terno ou blazer para os homens e vestido fino para as mulheres. No jantar dos outros dias não é preciso se vestir com tanta formalidade, embora não seja recomendável entrar no restaurante de calção e chinelo. No resto do dia, todo mundo usa roupas leves de verão, como maiô, calção, short, bermuda ou vestidinho de praia.

Check-in no cruzeiro: ele é encerrado uma hora antes da partida do navio, por isso é recomendável chegar ao porto cerca de três horas antes da viagem.

Portos de parada do cruzeiro: ao longo do roteiro, os navios param em várias cidades turísticas, nas quais ficam algumas horas para você descer e passear. Alguns desses lugares não têm exatamente um porto, mas um cais. Neste caso, o navio fica fundeado no meio do mar e os passageiros pegam lanchas (chamadas tenders) para ir até o cais de desembarque.

Refeições no cruzeiro: todos os alimentos consumidos a bordo estão incluídos no valor da viagem, mas as bebidas são pagas à parte.

Serviços disponíveis num cruzeiro

Centro médico: os navios têm departamentos médicos muito bem equipados. As consultas e os remédios são cobrados à parte.


Cofres: estão presentes em todas as cabines, para você guardar com segurança dinheiro, documentos, joias e outros itens valiosos.


Excursões em terra: podem ser compradas nos balcões de informações dos navios e têm duas vantagens: você passeia com os companheiros de viagem e não corre o risco de perder a hora do reembarque.


Fotos: durante todo o cruzeiro há fotógrafos clicando os melhores momentos da viagem. As imagens ficam expostas em uma galeria especial e são vendidas para quem desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?