Saúde do viajante

Quem, empolgado com uma viagem irá se preocupar com eventuais doenças?
O assunto parece chato, mas pequenos cuidados necessários farão com que a mochilada não vire “dor de cabeça”, literalmente.
Além de se prevenir da doença, você não correrá o risco de ter que voltar pra casa antes de atravessar a fronteira. Muitos países exigem documentação relacionada à saúde do viajante - declaração de um médico e comprovante de vacinação são alguns exemplos.
O clima, a altitude, a comida local, a mudança nos padrões sanitários e até o fuso horário podem causar certo desconforto ou “menor saúde” para quem viaja e aqui você irá conferir algumas dicas para evitar tais problemas.

 
Principais doenças e dicas de prevenção:

Diarréia, cólera e febre tifóide - Água e alimentos contaminados podem causar diarréia, a qual pode ser acompanhada de vômitos, febre e dor abdominal.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as bactérias causadoras da contaminação também podem causar doenças como a cólera e a febre tifóide.
Torne hábito:
- O aumento do consumo de água e outros líquidos (sucos, sopas, chá, soro caseiro) para evitar a desidratação;

- Na impossibilidade de consumir água mineral, trate você mesmo sua água. Há no mercado, líquidos para a potalização, como o Hidrosteril ou pastilhas efervescentes como a Hidrosan Plus;
- Lavar freqüentemente as mãos com água e sabão após cada evacuação;
- Lavar as mãos antes de ingerir ou preparar qualquer refeição. Nas farmácias existem géis anti-sépticos que podem ajudar em alguns momentos.

Febre amarela - Ocorre na África e América do Sul. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Mosquitos infectados provocam a doença. A vacina contra a febre amarela é gratuita e deve ser tomada 10 dias antes da viagem para locais de risco. A vacina é válida por 10 anos. Não se esqueça de, se viajar ao exterior, pedir o comprovante internacional da imunização, cuja apresentação é obrigatória em vários países.

Malária - também é transmitida por picada de mosquitos infectados (além de transfusão de sangue e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas). Os sintomas são: febre alta, calafrios, suor excessivo e dor de cabeça, intermitentes.
Use repelentes, telas em janelas e portas e mosquiteiros em camas e redes de dormir.
Ainda não reconhecida pelo Ministério da Saúde a propólis "não só evita (repelente) como também cura a parasitemia em algumas horas", afirma o biólogo Gilvan Barbosa Gama.
Gama que é de Florianópolis se mostrou contente de ver seu trabalho já dar resultados na África.
Durante quatro anos o pesquisador, que já morou na Amazônia, administrou o própolis para os garimpeiros em locais totalmente desprovidos de assistência médica. Gama percebeu que o própolis faz a pessoa eliminar pelo suor uma substância que afasta os mosquitos e ainda cura aqueles que já desenvolveram a doença.
Ele destaca ainda, que as pessoas devem prestar atenção ao produto, pois não é qualquer própolis que pode curar as enfermidades. "É preciso que ele esteja na concentração correta, 1kg de própolis para 900ml de álcool de cereais. Os própolis comprados em farmácias são muito diluídos", garante.

A Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen) já testou a pesquisa de Gama "in vitro" e obteve resultado positivo no combate ao Plasmodium falciparum, espécie que causa a forma mais grave da malária. Além do Brasil, seus estudos já são conhecidos pelo Ministério da Saúde de Cuba e em Angola, na África, onde alguns missionários que utilizam o própolis nos casos de malária, obtiveram resultado positivo.

Dengue - febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça, bem como manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sintomas provocados pelo Aedes aegypti, o famoso mosquito transmissor da dengue.
O diagnóstico precoce é importante. Repousar e ingerir bastante líquido são recomendados. Não utilize Aspirina ou AAS (salicilatos) já que seu uso pode favorecer hemorragias.
Além dos cuidados citados quando falamos da Malária, utilize repelentes contra insetos à base de DEET nas áreas expostas do corpo ou mesmo nas roupas. 

Tétano - doença causada pela toxina de uma bactéria encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos etc). Caso venha a se ferir lave o local do ferimento com água e sabão e retire os corpos estranhos (lasquinhas de madeira, terra, prego etc). Não é possível combater tal bactéria e por isso é importante, não só para viajantes, estar adequadamente vacinado contra a doença.
Gripe Aviária - Segundo a Anvisa, a gripe aviária é uma doença que atinge aves e também pessoas. “O contágio acontece pelo contato direto com aves doentes ou com superfícies contaminadas por suas fezes, secreção nasal, ou saliva”, explica o órgão.
Em 2005 houve um surto da doença em aves na Ásia e em alguns países da Europa. Se você viajará para áreas afetadas:
- Evite contato com aves vivas ou abatidas em granjas e mercados públicos;
- Evite ingerir alimentos de origem animal de procedência duvidosa, principalmente aves e ovos, crus ou mal cozidos.

A Anvisa alerta ainda que, “se até 10 dias após seu retorno de alguma dessas áreas você apresentar temperatura maior que 38ºC e tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória (dispnéia), procure imediatamente um serviço de saúde. É importante comunicar ao profissional de saúde seu roteiro de viagem.”
"Kit farmácia"
É indispensável que o viajante leve consigo, medicamentos prescritos pelo seu médico (caso tenha necessidade, por exemplo, de uso contínuo – se este for seu caso, peça um atestado para seu médico, de repente, escrito em inglês), paliativos com os quais está acostumado a tratar afecções mais comuns e itens de primeiros socorros.
É sabido que muitos lugares não têm atendimento médico imediato (seja por distância ou outros fatores), além disso, consultas e exames são dispendiosos, sobretudo para um estrangeiro (você) no exterior. Portanto, prevenir continua sendo o melhor remédio até quando se fala em bolso!

Medicina do viajante
Quem está na cidade de São Paulo pode contar com o Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12:30h às 15h e deve ser agendado através do (11) 3896-1366.
O hospital Emílio Ribas fica na Avenida Dr. Arnaldo, 165 – São Paulo – SP.
Já no Hospital das Clínicas há o Ambulatório do Viajante, onde são fornecidas vacinas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 15h. O HC fica na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255. Telefone: (11) 3069-6392.
No Rio de Janeiro poderá contatar o Cives (Centro de Informações em Saúde para Viajantes) do Hospital Universitário da UFRJ que fica na Cidade Universitária, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ. Telefone (21) 2562-6213.
No http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/unidades_vacinacao_anvisa.htm você encontrará uma lista das unidades de vacinação da Anvisa em todos os Estados do país.
Saiba+

Mais dicas sobre saúde em viagens podem ser obtidas em: www.mochileiros.com e nos links abaixo:
http://www.cdc.gov/travel/ (em inglês)
http://www.astmh.org/ (em inglês)
http://www.who.int/en/ (em inglês, mas também em espanhol).
http://www.medicinadoviajante.com.br (em português)
http://mirandagama.sites.uol.com.br/ (em português. Site do biólogo Gilvan Barbosa Gama que através de experiências constatou a eficácia da própolis contra a dengue e a malária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não achou o que queria?