Um pouco mais sobre camping


Camping – economia, diversão e natureza


A maioria que procura se hospedar em um camping quer mesmo é estar em contato maior com a natureza. Há poucos refúgios onde não existe a infra-estrutura de pousadas e hotéis e estes locais estão no sonho de qualquer mochileiro.
Valores como a preservação ambiental são intrínsecos nestes viajantes e acampar parece ser a prática ideal da junção “diversão + natureza + economia”! Ou seja, acampar faz bem!
Pra quem ainda está começando a prática do campismo daremos algumas dicas e informações importantes.

Você já ouviu falar em camping coberto, indoor? Não? Nele, tudo é à sombra de árvores, com muito verde e infra-estrutura (que estejamos carregando na mochila ou que a área nos ofereça).
Existem dois tipos de campings: o comerciais (muitos dizem, organizado) e o selvagem (hei, o selvagem deve ser organizado!!!)

Campings comerciais - Local gramado ou não, geralmente arborizado onde há espaço para barracas.
Um camping comercial com ótima infra-estrutura possui estacionamento e/ou permite que o carro fique ao lado da barraca, churrasqueira, piscina, restaurante, lanchonete, salão de jogos (alguns têm até área social com TV), além de banheiros (duchas e vasos) separados por femininos e masculinos, área para preparar aquele rangão e lavagem de louças e roupas, pontos de energia elétrica (tomadas), armários com cadeado na recepção (pra deixar as coisas de mais valor) etc.

Um camping comercial básico oferece banheiros, áreas para lavar roupa e pontos de energia elétrica (tomadas). O resto você improvisa, faz uma churrasqueira... um violão, um papo e deixa o lugar pra lá de legal.
Os campings, como acontece com os demais meios de hospedagem (albergues, pousadas e até pequenos hotéis) podem ter a família do dono morando no local (uma casa central ou nos fundos do terreno) ou ser algo extremamente comercial, com funcionários/recepção.

Regras

A maioria dos campings comeciais tem normas a serem cumpridas, como não fazer barulho depois das 22h, controle do volume do som do carro durante o dia entre outras que visam o bem estar coletivo, então fique atento! Bom senso é bem-vindo em qualquer parte, num camping comercial ou selvagem.
Básico ou ultra-estruturado você é quem faz o ambiente, lembre-se você estará em meio a natureza com outras pessoas (que embora gostem de acampar têm pensamentos diferentes) e se cada um respeitar o espaço do outro, um acampamento pode mudar sua maneira de ver o mundo... um teto com linhas geométricas, janela de tela, portinha com zíper, cheiro de terra, o cantarolar dos pássaros, uma galera descabelada rumo ao banheiro com a escova de dente na mão... e um sentimento de... liberdade!!!

Camping selvagem em área permitida

Existem lugares onde só é possível chegar se ficou um tempo acampado. É o que acontece com montanhistas que têm suas bases de acampamento antes de subir esta ou aquela montanha ou com viajantes que curtem a natureza e pra ficar mais próximos dela preferem utilizar o caminho mais longo pra chegar a uma cachoeira por exemplo.
Uma trilha de três horas ou uma de três dias? Se a sua resposta é a segunda opção prepare-se, pois este camping é bem diferente do primeiro. (Camping em terreno/área apropriado/a ).
Se não contratou um serviço (um guia, por exemplo) é tudo por "sua conta e risco", portanto atenção aos locais por onde anda e por onde armará a barraca. Uma ótima é pedir informações para moradores do local ou das proximidades sobre as áreas mais seguras e sobre o que evitar. Vai que você está lá tranqüilo na sua barraca, num local seco, cheio de árvores, um riacho pra se refrescar e, de repente estoura a barragem da cidade ou ali é um local onde animais costumam atacar!
Fique atento aos avisos do tipo "Proibido acampar nesta área", nem sempre é chatice!
Em algumas áreas (Parques Nacionais, por exemplo), mesmo que o camping seja considerado selvagem, é preciso pagar taxas para entrar. (Sugerimos que para informações de unidades do Brasil consulte o Ibama www.ibama.gov.br e para informações sobre outros países seus respectivos órgãos responsáveis).


Vamos as regras!


1 - Primeira regra e essa a todo custo deve ser seguida: Respeite quem lhe proporcionou chegar até o acampamento. O caminho! A natureza que está nele e no local de destino, seja no campo, mata ou praia.
2 - Faca multi-uso, isqueiro, bússola ou GPS e avisar alguém pra onde foi (este último parece chato, mas é importantíssimo): itens essenciais para acampamento em área selvagem.
2.1 - Pelo menos uma panela, um garfo, uma colher, uma lanterna (e suas pilhas), e um kit primeiros-socorros devem ser levados ao acampamento. Copos podem ser de plástico ou alumínio, bem como pratos ou “vasilhinhas” que servirão como tal, pois são mais leves. Tudo o mais compacto possível é claro.
3 - Não se esqueça de levar uma lona para forrar o chão antes de armar a barraca.
4 - Sempre tenha à mão sacos de lixo, recolha tudo que utilizou e leve de volta ou se tiver alguém responsável pelo lixo no local, dirija-se a ele. Alguns lugares fazem coleta seletiva, tendo tambores próprios para plásticos, lixo orgânico etc.
5 - Não deixe alimentos ao redor de sua barraca. Resto deles, nem pensar, eles atraem animais e você acaba transgredindo a dica anterior: lixo é no lixo.
6 - Se estiver em um local que sua barraca possa ser "invadida" por formigas, faça uma pequena cova em torno da barraca e jogue cinzas (resto de fogueira) nela. Isso ajudará a afastar as formigas e outros insetos.
7 - Por precaução, aconselhamos que, ao sair da barraca, deixe tudo bem trancado. Um mini cadeado para o zíper da barraca pode não garantir a segurança total dos "bens" que lá estão, mas dão um "trabalhinho" maior aos intrusos.
8 - É sempre bom levar um colchonete. Existem também vários colchões infláveis no mercado, até para casal!
Se for para um local frio o recomendável é o saco de dormir.
9 - Outra coisa chata de esquecer é o repelente. Caso tenha esse azar, amasse cravos-da-índia com álcool em um recipiente, deixando de molho por duas horas e passe no corpo. Bem, isso é só pra complementar, pois hoje em algumas cidades é mais fácil achar o repelente que os cravos e o álcool para fazer o “repelente artesanal”.
10 - Filtro solar é essencial. Você já se queimou tanto que não conseguia nem sentar, nem deitar, nem ficar em pé? Pois é, além de desagradável, o sol em excesso não faz bem à saúde (como já deve saber, causa câncer). Se você não se prevenir aplicando um filtro a eventual insolação pode fazer você voltar pra casa antes do esperado!
11 - Nada de guardar gás descartável ou botijões dentro da barraca. Eles podem vazar e causar uma explosão.
12 – Atente para o local onde armará a barraca. Uma superfície plana, regular e elevada é a ideal. Se for em um camping selvagem nada de montá-la às margens de um rio ou próximo ao mar.
13 - Água é vital. Durante longas caminhadas, beba um pouco d' água a cada 15 minutos. Assim, seu corpo estará sendo hidratado conforme a necessidade dele. Se beber grandes doses de água, seu organismo eliminará o que não for necessário a ele. Em nenhum lugar é legal ficar desidratado. Mas imagine a galera curtindo e você com aquele "distúrbio intestinal"!


2 comentários:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/​ListaProdutos.asp?idCategoria=​178

    ResponderExcluir
  2. veja sobre camping no site abaixo:

    http://bushcraft-artedomato.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não achou o que queria?